Advertisement

Facebook

Itep/CTCD promove I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade de 20 a 22 deste mês


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio do Centro Tecnológico de Cultura Digital, no Nascedouro de Peixinhos, vai promover, de 20 a 22 deste mês, das 14h às 17h, o I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade, que vai reunir pesquisadores e profissionais na área de inclusão digital e a comunidade de Peixinhos e arredores pela promoção de palestras, discussões e experiências que abranjam o que tem se chamado de “inclusão digital”.

O evento, que será realizado na sede do CTCD, vai servir para discutir o que significa esse termo, os motivos de estar sendo tão discutido, o porquê de ser trazido à discussão na comunidade, quais as ações de inclusão digital que vêm sendo realizadas e como se posicionar diante delas. As inscrições podem ser feitas no site http://www.ctcd.com.br/p/seminario-2013.html.

Entre os palestrantes estão o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, que vai abordar os projetos e programas do governo estadual no âmbito da inclusão digital; o presidente do Itep, Frederico Montenegro, que vai falar sobre as ações de inclusão digital desenvolvidas nos Centros Tecnológicos sob a gestão da instituição; Adriano Leão, integrante do grupo de pesquisas Altovolts e atua em tecnologia para áudio, contribuindo em bandas como Devotos, The Trumps, Love Toys; Filipe Calegário, mestrando em Ciência da Computação que criou projetos em arte e tecnologia apresentados no Rio de Janeiro, São Paulo e Londres; Pablo Romero, coordenador-geral do Festival Pré-Amp, que, há dez anos, funciona como vitrine para novas bandas pernambucanas.

Também farão palestras Patrick Tor4, DJ e radialista que trabalhou em diversas rádios no Brasil e, desde 2009, está na ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil; Natália Lopes, que trabalhou no projeto Plataforma de Comunicação Amaro Branco, um espaço para produção audiovisual sobre o bairro de Amaro Branco, Olinda; representantes da Auçuba – Comunicação e Educação, ong voltada à comunicação e educação, que atua desde 1989 para promover os direitos das crianças e adolescentes; Eduardo Lima, que coordena a Produtora Cultural Colabor@tiva.PE, que trabalham nos eixos de audiovisual, mídia livre e cultura digital; Auxiliadora Padilha, professora da UFPE que atua no do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica  e que, desde 2010, coordena o programa de extensão Proi-Digit@l, que faz oficinas de criação em áudio, animação, vídeo, blog etc;  Flávia Santana, doutoranda em Educação que pesquisa políticas públicas e inclusão digital; e Márcia Nogueira, mestranda em Educação Tecnológica que pesquisa as relações entre apropriação tecnológica e produção audiovisual com jovens de periferia.

Além das palestras e mesas-redondas, o evento conta ainda com uma exposição fotográfica realizada pelos membros do Pernambuco Foto Clube em que se problematizam as três temáticas do evento: inclusão digital, cultura e comunidade.

Como prévia ao encontro, na próxima semana, de 13 a 15, serão realizadas oficinas gratuitas de Desenho Animado (com o desenhista e artesão Flávio Carvalho), Podcast e Twittando e Retwittando Microcontos (ambas pelo Proi-Digit@l), com inscrições no site www.ctcd.com.br.

Programação
Dia 20.03 (4ª Feira)
Palestra - O que é incluir? Por que me incluir? Quem inclui quem? (Com Auxiliadora Padilha) – sobre Sociedade Digital e Inclusão Social, discutindo as condições para uma educação digital que conduza à emancipação dos sujeitos.
Roda de Conversa - Melodias e Dissonâncias - Como incluir digitalmente através da música? – Os três palestrantes trazem visões diferentes sobre produção musical e sua relação com as tecnologias "mortas" e “novas”, debatendo sobre incluisão digital e música. Participantes: Adriano Leão (Altovolts) | Filipe Calegário (MusTIC) | Pablo Romero (Pré-Amp) / Mediação: Patrick Tor4

Dia 21.03 (5ª Feira)
Palestra - Políticas Públicas para Inclusão Digital (Com Flávia Santana) – sobre Políticas Públicas de Inclusão, problematizando as estratégias mais utilizadas à luz dos determinantes tecnológicos e não-tecnológicos para inclusão digital.
Roda de Conversa - E agora, José? - Como as Políticas Públicas de Inclusão Digital estão atuando? - Debate sobre a criação de programas e projetos de inclusão digital que enfatizam aspectos técnicos, de empregabilidade e produção cultural. Palestrantes: Marcelino Granja (Sectec) | Frederico Montenegro (ITEP) / Mediação: Selma Vasconcelos (CTCD)

Dia 22.03 (6ª Feira)
Palestra - Estou ou não incluído? Se não, como me incluir? (Com Márcia Nogueira) – sobre o consumo e a construção da cidadania e de como usar os artefatos culturais midiáticos na (re)construção de conhecimentos na era digital.
Mesa Redonda - Luz, Câmera, Inclusão! - Produzindo Audiovisual para Inclusão - Versará sobre experiências em produção audiovisual em comunidades como forma de exercitar o direito à comunicação midiática. Palestrantes: Natália Lopes (TV Amaro Branco) | Auçuba | Eduardo Lima (Colabor@tiva.PE)

Mais informações
Centro Tecnológico de Cultura Digital Nascedouro de Peixinhos
Av. Jardim Brasília, s/n - Peixinhos, Olinda – PE
Inscrições      http://www.ctcd.com.br/p/seminario-2013.html
(81) 3183.5534 / 3183.5538
ctcd@itep.br

Informações:ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...