Advertisement

Facebook

Inscrições abertas para mais uma edição do Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural

Designers e artistas visuais de todo o Estado já podem participar de mais uma edição do Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural. Desta vez, as riquezas culturais do Sertão do Moxotó (cidades polo: Arcoverde e Sertânia), de Caruaru e do Sertão Central (cidades polo: São José do Belmonte e Salgueiro) devem inspirar as produções que vão definir a identidade visual de cada etapa do Festival. Cada vencedor vai receber premiação no valor de R$ 2,5 mil.


As obras criadas para este processo seletivo devem dialogar com elementos que constituem a identidade cultural de cada uma das regiões. De acordo com Fernando Duarte, secretário de cultura do Estado, “a consagração e o fortalecimento dos diversos brinquedos populares de Pernambuco são missões da política pública de cultura e, especialmente, do FPNC. O concurso de pôster também é uma iniciativa neste sentido, mas que busca fortalecer e dialogar também com outras linguagens artísticas como o design e as artes visuais”.

Inscrições
Nesta nova edição do Concurso, as inscrições serão divididas em três momentos. Os interessados em enviar propostas para a etapa FPNC Sertão do Moxotó têm até o dia 25 de março. Pôsters para o FPNC Caruaru devem ser entregues até o dia 15 de abril e o prazo para inscrição de propostas relativas ao FPNC Sertão Central acaba no dia 08 de maio.
Os pôsteres, com a devida documentação, devem ser entregues pessoalmente na sede da Secult/Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista) ou pelos Correios (via Sedex). Os participantes têm que ser pernambucanos natos ou comprovar, no mínimo, um ano de residência no Estado. Cada concorrente pode enviar até dois trabalhos inéditos por etapa, formatados de acordo com as regras presentes no edital.
Para cada edição da convocatória será composta uma nova comissão de julgamento, formada por membros da Secult-PE/Fundarpe e por profissionais de notório saber nas áreas de Design e Artes Visuais. O resultado será divulgado nos sites da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br), no blog do Festival (www.fpnc.org) e também publicado no Diário Oficial do Estado.
A assessora de Design & Moda da Secult-PE, Cecília Pessoa, acredita que o processo para escolha dos pôsters do FPNC fortalece as relações entre os artistas e designers com as políticas públicas para a área. “Esta convocatória é mais um instrumento para potencializar a atuação da Assessoria, criada há um ano, e que tem como objetivos fomentar o setor no Estado e estabelecer elos culturais entre designers e a sociedade. Para além do valor estético e da informação, o intuito é fortalecer identidades, gerar pertencimento”, aponta.

Novos Concursos

Além do edital para a Mata Norte, que está em fase de análise das propostas e desta nova edição, há previsão de novos editais serem lançados, contemplando cada etapa do FPNC 2013. No fim do ano, as obras contempladas devem circular pelo Estado em formato de exposição.
Para Leo Antunes, coordenador geral do FPNC, o edital é um exemplo de política pública gerida de forma democrática. “Estamos bastante satisfeitos com o processo do primeiro Concurso de Pôster do FPNC, já na fase final, no qual tivemos ótimos trabalhos inscritos para a edição da Mata Norte. Nossa expectativa é ampliar ainda mais a divulgação dos próximos Concursos e mobilizar artistas, designers, ilustradores e estudantes dos quatro cantos do Estado”.

Confira o cronograma da convocatória:

12/03/2013 - Publicação no Diário Oficial
12/03/2013 a 25/03/2013
 – Inscrições para o FPNC SERTÃO DO MOXOTÓ
28/03/2013
 - Análise da Comissão Julgadora dos trabalhos enviados para FPNC SERTÃO DO MOXOTÓ
12/03/2013 a 15/04/2013 
– Inscrições para o FPNC CARUARU
19/03/2013
 - Análise da Comissão Julgadora dos trabalhos enviados para CARUARU
12/03/2013 a 03/05/2013 – Inscrições para o FPNC SERTÃO CENTRAL
08/05/2013
 - Análise da Comissão Julgadora dos trabalhos enviados para o FPNC SERTÃO CENTRAL.

Colaboração: Tiago Montenegro

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...