Advertisement

Facebook

Cine Sesi passa por Pesqueira


O projeto Cine Sesi Cultural chega aos 10 anos com o mesmo compromisso do início: levar a sétima arte para cidades do interior do país que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. Realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultural, Lina Rosa Vieira, o Cine Sesi Cultural tem buscado, ao longo de uma década, estimular a atividade cinematográfica no interior do Brasil. É tanto que diversas cidades por onde passou tiveram suas salas de cinema reabertas, como é o caso de Pirapora (MG), Salgueiro (PE), Triunfo (PE), entre outras. Em Pernambuco, o projeto está na oitava edição e segue até maio, quando terá contemplado 16 municípios. Neste final de semana, de 15 a 17 de março, é a vez da cidade de Pesqueira receber a caravana de cinema do Cine Sesi, com sessões na Praça Dom José Lopes, iniciando sempre às 18h30.

Na programação, serão exibidos três curtas nacionais e três longas-metragens, sendo dois brasileiros e uma produção internacional com cópia cedida especialmente para o projeto pela Disney (Enrolados). O Cine Sesi é uma espécie de “cinema de guerrilha”, e é um projeto pioneiro na iniciativa de levar a sétima arte a lugares desprovidos de cinema. Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o Cine Sesi já passou por 603 cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez - de 11 estados do país, atingindo mais de quatro milhões de pessoas. Só no estado de Pernambuco, nas edições passadas, foram mais de 100 municípios contemplados, reunindo um público de mais de 800 mil pessoas.

Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. “Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa.

 Em cada um dos três dias de exibição serão apresentados um curta e um longa-metragem para a população presente. Os curtas são Tyger (SP), O céu no andar de baixo (MG) e Pajerama (SP); e os longas, O Homem do Futuro (SP), Eu e meu guarda-chuva (SP) e Enrolados (EUA).
QUALIDADE TÉCNICA - Os filmes são apresentados em altíssima definição digital. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

CRITÉRIOS DA CURADORIA - A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; além de filmes que ainda não foram exibidos em canais de TV abertos; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros e  filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre).

SERVIÇO:

Cine Sesi Cultural em Pesqueira
Local: na Praça Dom José Lopes
Horário: a partir das 18h30
Entrada Gratuita

Programação:
Sexta: curta-metragem Tyger (SP) e longa Eu e meu guarda-chuva (SP)
Sábado: curta-metragem O céu no andar de baixo (MG) e longa O Homem do Futuro (SP)
Domingo: curta-metragem de animação Pajerama (SP) e longa Enrolados (EUA).

Informações: Cine Sesi

 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...