Advertisement

Facebook

Blogueira cubana Yoani Sánchez recebe passaporte e pode sair do país

A blogueira cubana Yoani Sánchez publicou uma foto de seu novo passaporte em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter
A blogueira Yoani Sánchez finalmente recebeu permissão do governo de Cuba para viajar. "Incrível! Ligaram para minha casa para me dizer que já estava pronto meu passaporte! Acabam de entregá-lo!", escreveu Yoani em sua conta no Twitter. Ela também publicou uma imagem de seu novo passaporte.

Uma das principais vozes da oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, Yoani se beneficiou do fim das medidas que proibiam o livre deslocamento de cubanos para fora do país. A reforma migratória, vigente desde o último dia 14 de janeiro, é uma das medidas mais populares empreendidas pelo presidente Raúl Castro porque acabou com embaraçosos e custosos trâmites que limitavam as viagens dos cubanos. 

Yoani já havia pedido autorização várias vezes para participar de eventos no exterior, inclusive no Brasil. Todas as vezes teve seus pedidos negados. "Estou feliz e triste: por um lado tenho meu documento para viajar, mas vários amigos meus, como Ángel Moya, tiveram seus vistos negados", escreveu a blogueira no Twitter.

O Governo de Cuba mantém algumas limitações já que pode negar a concessão de passaporte por razões de "interesse público" ou de "segurança e defesa nacional". A concessão do passaporte ao opositor Ángel Moya foi negado pelo governo por motivos de "interesse público". Moya é um dos dissidentes do chamado Grupo dos 75 que foram condenados durante a onda repressiva da Primavera Negra de 2003 e que saiu da prisão, embora sob "licença extrapenal", durante o processo de libertações que aconteceu entre 2010 e 2011 após a mediação da Igreja Católica.

Fonte:AS

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...