Advertisement

Facebook

Taquaritinga do Norte e mais quatro municípios da região vão acolher ações de difusão e formação cultural


Já está marcado no calendário. O Agreste Setentrional recebe de 28 de agosto a 1º de setembro mais uma etapa do circuito do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), que agrega uma vasta programação com atividades culturais e de formação. As cidades de Taquaritinga do Norte – que comemora a 13ª Festa das Dálias, Feira Nova, Limoeiro, Toritama e Orobó transformam-se, durante toda a semana, em polos da cultura pernambucana.

Nomes importantes da música popular do estado e nacional, além de espetáculos de artes cênicas, encontros de cultura popular, mostras de audiovisual, artes visuais e fotografia, ações de moda e design, entre outras atividades, fazem parte da programação totalmente gratuita do festival. Além dessas ações, o FPNC também acolhe uma vasta agenda de formação cultural, com oficinas, palestras e debates.

Palco Nação Cultural

Conhecida como a “Dália da Serra”, rica em belezas naturais e famosa pela prática de esportes radicais, Taquaritinga do Norte abriga anualmente a tradicional Festa das Dálias. Este ano, o evento chega à sua 13ª edição e ganha pelo FPNC uma programação de shows com o melhor da MPB contemporânea, além de artistas consagrados pelo público e expoentes da música regional. Na quinta-feira (30 de agosto), as bandas Forró Taquara, MPBaião e Orquestra Ópera Banda Show abrem o primeiro dia do Palco Nação Cultural. A noite ainda conta com o romantismo de Odair José, que fecha o primeiro dia do palco principal.

Na sexta-feira (31 de agosto), a música pernambucana contemporânea é representada pelo músico Zé Cafofinho, autor de “Xirley”, sucesso na voz da cantora Gaby Amarantos. Na sequência, sobe ao palco outro artista revelação: o paulistano Marcelo Jeneci. A noite é fechada pela diva Fafá de Belém e seu repertório de sucessos que estão gravados no coração do público.

O sábado (1º de setembro) é dia de celebrar o centenário de Luiz Gonzaga. Forró do Bardigão, Fabiana Pimentinha e Josildo Sá reverenciam, com suas canções, o Rei do Baião. A noite termina em grande estilo com o som do Projeto Viva Gonzagão. Santanna, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Nádia Maia, Cezzinha do Arcodeon e Roberto Cruz cantam e tocam celebrando a obra do Mestre Lua.

Novidade
A cidade de Orobó, localizada a 86 km do Recife, faz sua estreia no FPNC do Agreste Setentrional em 2012. Ações de audiovisual, artes cênicas  e música estão na programação das atividades realizadas.

Literatura
Como neste ano se comemora o centenário de Nelson Rodrigues, a cidade de Limoeiro recebe debate literário, com exibição de filme e espetáculo de teatro, além de ações de audiovisual, arte circense e cultura popular.

Audiovisual
A caravana itinerante do audiovisual leva a Mostra Cinema na Estrada para as cinco cidades do Agreste Setentrional que recebem o FPNC. Os filmes exibidos na mostra serão: “Fulô de açucena” (ficção), de Marcos Carvalho; “O Troco” (ficção), André Rolim; “Garoto Barba” (ficção, 2010), Cristopher Faust; “Dia estrelado” (animação), de Nara Normande; “Até o sol raiá” (animação), de Fernando Jorge e Leandro Amorim; e “Cinema americano” (documentário), de Taciano Valério.

Fonte: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...