segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SUS ganha mais 20 leitos de UTI em Pernambuco.

Foto: Secretaria de Saúde.
 
Dando prosseguimento à política de ampliação da Terapia Intensiva em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está conveniando mais 20 leitos de UTI para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital do Tricentenário, no Bairro Novo, em Olinda. A inauguração do novo serviço e assinatura do convênio foi na manhã desta segunda-feira (13/08), com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. A UTI do Hospital Tricentenário será a primeira do município com atendimento voltado, exclusivamente, para pacientes do SUS.

“É nossa obrigação credenciar esses leitos junto ao SUS para ampliar a capacidade de atendimento da rede. Isso está dentro do nosso programa de investimentos, que prevê UTIs espalhadas por todas as 12 Regionais de Saúde até o fim deste ano”, frisou o secretário Antonio Carlos Figueira sobre a expanção do serviço no Estado. Ele ainda lembrou de inaugurações recentes em Petrolina, Caruaru, Salgueiro e Palmares.

 Os 20 leitos de UTI do Hospital Tricentenário vão oferecer assistência médica especializada para pacientes adultos com perfil de clínica geral. Por cada dia em que um paciente for assistido na unidade, o investimento do Estado será de R$ 1 mil, o que significa um custo mensal de R$ 600 mil. No momento de sua inauguração, os 20 leitos do Tricentenário ainda não estarão credenciados pelo Ministério da Saúde (MS). Nesse período, de aproximadamente 90 dias, a unidade irá atuar como retaguarda para o Hospital da Restauração (HR), acolhendo os pacientes crônicos e colaborando, assim, para desafogar a maior emergência do Norte/ Nordeste. Em seguida, os leitos serão abertos para toda a rede.

“O aumento nos serviços de Terapia Intensiva é uma prioridade da gestão e estamos conveniando toda a oferta de UTI disponível na rede privada em todas as regiões, sem esquecer a ampliação e construção de novos leitos na rede própria. Com isso nós estamos tirando a concentração deste tipo de serviço do Recife e diluindo para outras áreas, facilitando o acesso da população de todo o Estado”, ressaltou Figueira. Com esses novos leitos, a rede pública oferta mais de 900 leitos de terapia intensiva na rede. Em 2007 eram 228, o que representa um aumento de mais de 300%.

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário