segunda-feira, 30 de maio de 2011

Governo de Estado encerra o Todos por Pernambuco

Foto: Aluízio Moreira/SEI
O governo do Estado encerrou nesta segunda-feira (30) a Programa Todos por Pernambuco. O encontro da Região Metropolitana do Recife (RMR) foi o último dos seminários e ouviu as últimas contribuições para compor o planejamento estadual para os próximos quatro anos.
O programa iniciado em março , passou por todas as regiões de desenvolvimento e recebeu cerca de 24 mil demandas que servirão de base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2012/2015. O PPA será apresentado em outubro à Assembleia Legislativa conforme determina a Constituição Federal.
Com exceção das informações coletadas no seminário de hoje, todas as sugestões já se encontram tabuladas e sistematizadas por área de atuação, município e entidade proponente. A Seplag vai apresentar a compilação final dos dados ainda na primeira quinzena de junho, quando o governador vai sentar com toda a equipe técnica para pactuar os eixos prioritários do Governo
O Centro de Convenções, em Olinda, recebeu 1.362 pessoas de 462 entidades, além de 12 dos 14 prefeitos da RMR. Apenas os gestores do Cabo de Santo Agostinho e de Camaragibe não estiveram presentes. Para o governador, mais do que elencar prioridades, “o Todos por Pernambuco aproxima o Pernambuco oficial do real”.
“É um planejamento que parte de um diagnóstico correto. Ou seja, não dá para planejar se você não sabe a realidade que você quer transformar”, explicou.  “Aqui, ouço de vocês o que é que não pode deixar de ser feito”, completou.
Vereador do município de Moreno, Romero Arcoverde destacou o caráter democrático do evento. “Já vi muito político armar palanque para receber aplausos, mas armar palanque sem saber o que vai escutar é a primeira vez”, elogiou.
A coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho, Sílvia Cordeiro, reconheceu os avanços do Estado, que ficou “mais inclusivo”. “Eduardo é um gestor jovem que sempre esteve ao lado das bandeiras populares e dos direitos das pessoas. A sua história está ligada à construção da democracia brasileira”, testemunhou a mulher que participou das discussões temáticas na sala de desenvolvimento econômico.
BALANÇO – A edição 2011 do Todos por Pernambuco reuniu 13.489 participantes de 3.554 entidades, entre membros da sociedade organizada e instâncias governamentais e não governamentais. Os 12 seminários começaram pelo Sertão e foram realizados Petrolina (Sertão do São Francisco), Araripina (Sertão do Araripe) e Salgueiro (Sertão Central).
Na segunda semana, foi a vez de Petrolândia (Sertão de Itaparica), Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Arcoverde (Sertão do Moxotó) receberem o Todos por Pernambuco. Já Caruaru (Agreste Central), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional) e Garanhuns (Agreste Meridional) foram os municípios visitados no Agreste pernambucano. Nas Matas Norte e Sul receberam o evento, Goiana e Vitória de Santo Antão, respectivamente.  
 Fonte: SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário