Advertisement

Facebook

Recife divulga o seu " SÃO JOÃO TRADICIONAL DA CAPITAL"


Montagem : Amannda Oliveira
A Prefeitura da Cidade do Recife, anunciou na manhã desta segunda-feira (30),  a programação do São João 2011 que terá como tema “São João tradicional, a gente faz na Capital” e que homenageará dois ícones da música nordestina que são Teresinha do Acordeon e Quinteto Violado.

Os homenageados estiveram presentes e destacaram: Tivemos o privilégio de levar nossa cultura a muitos lugares pelo mundo, mas receber essa homenagem da nossa terra, é sem dúvida uma grande emoção”, disse Marcelo Melo, do Quinteto Violado. Terezinha do Acordeon disse que: “A cidade que faz o São João mais autêntico é o Recife, então eu tô muito feliz por tudo isso”, comentou Terezinha. 

A programação da festa, que tem o slogan , foi anunciada pela presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix. “Este ano, teremos 06 polos de animação e a abertura acontecerá no dia 8 de junho, às 20:00h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, quando acontece um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), sob a regência do maestro Osman Giuseppe Gioia e participação dos homenageados com entrada franca.

A festa contará com os já conhecidos polos do Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos. Seguindo a política de descentralização cultural, a Prefeitura do Recife ainda apoia 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs).

Durante 22 dias de festa, a programação preparada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife valoriza o autêntico forró e o talento dos músicos regionais, o bailado das quadrilhas juninas, a religiosidade das procissões e o sabor marcante da culinária típica. A festa contará com 355 artistas, concursos de quadrilhas, Caravana do Forró com shows itinerantes na Forrovioca, cidade cenográfica, brincadeiras e adivinhações populares para o público infantil, Mostra de Culinária Afro, Desfile das Bandeiras e Procissão dos Santos Juninos.

Atrações musicais - A programação de shows reúne grandes nomes da música nordestina de diversas gerações como Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Alcymar Monteiro, Azulão, Santanna, Camarão, Arlindo dos 8 Baixos, Flávio José, Paulinho Leite, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Alceu Valença, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Xangai, Luciano Magno, Coco Raízes de Arcoverde, Flávio Leandro, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Nádia Maia, Maciel Melo, Geraldinho Lins, André Rio, Agostinho do Acordeon, Josildo Sá, João Silva, Cascabulho, Quarteto Olinda, Rabecado, Siba e a Fuloresta, Silvério Pessoa, Maciel Salu, Bongar, Pandeiro do Mestre, entre outros.

Os polos da festa ganham decoração especial com cores vivas e variadas estampas florais da chita. O projeto assinado pela engenheira Ana Borba, da Lixiki, mais uma vez, é baseado na sustentabilidade, utilizando materiais de ciclos festivos anteriores promovidos pela Prefeitura do Recife. Bandeirinhas, balões e luminárias típicas da época serão confeccionados com materiais reciclados como garrafas pets, placas de polietileno, lonas, latas e madeira.  Os mesmos materiais também darão forma a uma grande fogueira cenográfica que será instalada no Sítio Trindade e a um mastro com imagens dos santos juninos.

O principal ponto de festas do ciclo junino é o Sítio Trindade, onde acontece o concurso de quadrilhas infantis. À noite, o local abrigará shows de grandes atrações. No dia 25 de junho, às 22:00h, acontece um grande encontro de sanfoneiros em tributo a Arlindo dos 8 Baixos. Beto Hortiz, Dudu do Acordeon e Cezinha, representantes da nova geração do forró, se juntam aos mestres Camarão, Agostinho do Acordeon e seu Arlindo em show especial. A apresentação que une gerações terá direção musical de Cezinha e será registrado ao vivo pela Rede Globo Nordeste.

NOVIDADES

Novo polo Junino - O Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, além de receber a abertura do Ciclo Junino com show da OSR e dos homenageados dentro do Teatro Luiz Mendonça, contará com programação especial para toda a família.  As crianças vão poder conhecer as tradições juninas através de brincadeiras como pau de sebo e adivinhações e aprender a dançar o legítimo forró pé-de-serra. Já o palco do Teatro Luiz Mendonça será aberto para a esplanada do parque, abrigando shows de grandes nomes da música nordestina.

Tradição Junina na Praça de Boa Viagem - A Zona Sul também conta com programação especial na Praça de Boa Viagem. No local, turistas e recifenses poderão vivenciar diversos ícones da tradição junina. Apresentações de coco, ciranda, forró pé-de-serra, embolada e banda de pífano irão animar o arraial. O público também poderá se divertir num karaokê com repertório de forró.

Caravana do Forró - A Forrovioca irá percorrer 12 pontos do Recife, animando os bairros com muito arrasta-pé. O forró itinerante levará shows de grandes nomes da música regional para vários polinhos comunitários.

QUADRILHAS JUNINASUma das manifestações mais importantes do período junino - a quadrilha - ganha destaque com os Festivais Pernambucanos de Quadrilhas Juninas Adultas e Infantis. A criatividade e a animação dos grupos agitam diversos pontos da cidade. O 27º  Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Adultas, com cerca de 60 grupos, realiza eliminatórias nos dias 18 e 19 de junho nas RPAs 2 (Nascedouro de Peixinhos), 3 (Sítio da Trindade), 5 (Praça Noel Rodrigues) e 6 (Escola João Emereciano). A etapa final acontece entre os dias de 23 e 26 de junho.

O Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Infantis chega à sua 13ª  edição, este ano, com 20 quadrilhas. Os grupos se apresentam no Sítio Trindade, nos dias 11, 12, 18 e 19 de junho para a etapa eliminatória e no dia 24, para a etapa final, sempre a partir das 15h.

TRADIÇÃO E MEMÓRIA

Nossa música é a gente quem faz
 - Para difundir as músicas tradicionais do clico junino e composições dos homenageados do São João do Recife, serão editados 20 mil livretos com letras de canções, com distribuição gratuita nos diversos polos de animação. O livrinho reúne 10 músicas de Terezinha do Acordeon, 10 do Quinteto Violado, 10 músicas selecionadas pela equipe do Memorial Luiz Gonzaga e 10 músicas escolhidas pelos recifenses através de parceria com programação de rádio local.

Mostra de Culinária Afro - No dia 19 de junho, a partir das 16h, os pratos da culinária afro-brasileira ganham destaque na Praça do Arsenal.  Realizada pelo Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura do Recife, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer e degustar pratos produzidos tradicionalmente nos terreiros de matriz africana durante o ciclo junino. Beiguiri, amalá, acarajé, abará, pé-de-moleque, cocadas, xerém e manuê são algumas das iguarias que integram o cardápio do evento.

Repente e Fórro nos Mercados - Trios de pé-de-serra, emboladores, repentistas e violeiros animam os mercados públicos da Encruzilhada, Boa Vista, Madalena, Afogados, Beberibe, Água Fria, Pina, Cordeiro, Nova Descoberta e Jordão, em programação a partir das 10h, nas sextas e sábados (dias 03, 04, 10, 11, 17, 18 de junho) e nos dias 23 e 25 de junho.

Caminhada do Forró - No dia 9 de junho, a partir das 18h, é realizada a Caminhada do Forró com roteiro que segue da Rua da moeda até a Praça do Arsenal. O arrastão de forrozeiros é animado pela Forrovioca.

Jornadas gonzagueanas – Debates sobre a cultura do ciclo junino promovidos pelo Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Todos os encontros serão realizados no Centro Cultural Correios e terão registro audiovisual para um posterior lançamento em DVD:
- Romance de Terezinha com o acordeon – dia 15/06, às 14h: com a homenageada do São João 2011.
- Forró: passado, presente e futuro – dia 15/06, às 19h: com Bráulio Tavares, Chico César, Fernando Duarte e José Mário Austregésilo.
- Quinteto 40 anos – dia 16/06, às 19h: show acústico e debate com grupo homenageado do São João.

RELIGIOSIDADE


Procissão dos Santos
 - No dia 17 de junho, acontece a Procissão dos Santos. O cortejo faz homenagem aos santos São João, São José, Santo Antônio, São Pedro, Santa Isabel e Sant’Ana, representantes dos festejos juninos. Saindo do Morro da Conceição, local de tradição religiosa e de intensa participação popular nos ritos litúrgicos, a procissão desce por Casa Amarela e segue até o Sítio Trindade, com bacamarteiros à frente fazendo a guarda dos santos.

Desfile das Bandeiras - No dia 22 de junho, é a vez do Desfile das Bandeiras de Santos Juninos. Sempre reforçando o sincretismo religioso no Recife, a procissão sempre agrega praticantes de inúmeras religiões ou mesmo admiradores. No desfile, são representados os Santo Antônio, São João e São Pedro. A procissão sai da Praça Maciel Pinheiro, passa pela Rua Nova, até chegar ao Pátio de São Pedro.
Procissão de São Pedro e Concurso de Barcos Decorados - No dia 29 de junho, às 13h, os pescadores da Colônia Z1, do Pina, desfilam com suas embarcações para honrar o santo que marca o fim do ciclo junino. Assim como em 2010, haverá o  concurso de barcos decorados.

SÃO JOÃO DO RECIFE 2011 EM NÚMEROS 


- 22 dias de festa
- 355 artistas
- 6 polos de animação: Sítio Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos
-18 polinhos comunitários
- 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs)
- 12 bairros recebem Caravana do Forró com shows na Forrovioca
 
Fonte: Prefeitura do Recife

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...