Advertisement

Facebook

Eleições 2010. Entrevista com o Deputado Estadual Izaías Régis


Como prometido por este blog, segue abaixo a entrevista realizada com o Deputado Estadual e candidado a reeleição Izaías Régis (PTB).

Falando Francamente: Deputado, em primeiro lugar gostaria de agradecer por se dispor em meio ao corre corre da sua campanha para nos fornecer esta entrevista.


Izáias Régis: Eu é que agradeço Amannda.

Falando Francamente – Antes ingressar na vida política, o senhor foi vendedor de confeito, sapatos, miudezas e depois se tornou comerciário. Estas experiências influenciam na elaboração de projetos voltados para o desenvolvimento de emprego e renda?

Izaías Régis : Claro que sim! Evidentemente tudo que eu passei na minha vida, me auxilia quando preciso criar projetos em benefício para população.

Falando Francamente – Quais as propostas do deputado e candidato a reeleição Izaías Régis?

Izaías Régis : Continuo pensando que a única saída para desenvolvimento e crescimento de uma população chama-se educação, e educação não quer dizer banca de colégio para aprender a ler e escrever não, qualificação profissional, qualidade de vida, conhecimento para que possamos ter uma cidade melhor e com um povo mais capacitado.
Garanhuns está caminhando para o rumo certo, estamos vivendo a era de Garanhuns Universitária, então nos próximos dez anos teremos uma diferença muito grande do que Garanhuns foi para o que Garanhuns será.

Falando Francamente – Como está o apoio a sua candidatura no Agreste?

Izaías Régis : Tenho o apoio de prefeitos e lideranças políticas e comunitárias de 15 municípios incluindo Garanhuns. Também tenho apoio fora do Agreste, mas de amigos que fui fazendo ao longo dessa jornada, mas sem sombra de dúvidas o Agreste Meridional está firme conosco.

Falando Francamente – Quais os benefícios que a população do Agreste Meridional ganhou com a parceria do Deputado Estadual Izaías Régis e do Deputado Federal Armando Monteiro?

Izaías Régis : Acredito que o grande benefício está na área da saúde, onde após diversas campanhas e exames , a população percebeu a importância da prevenção. E isso, pra nós, é uma grande vitória, uma vez que lutamos por isso desde 1996. Também na melhoria do saneamento básico e recuperação de calçamentos.
Outra grande vitória para a população , foi a vinda do SENAI através de Armando Monteiro para Garanhuns, onde a população da cidade e do Agreste pode ser capacitada e melhorar sua mão-de –obra para criar seu próprio negócio ou se empregar com mais facilidade.

Falando Francamente - O fato do senhor ser apoiado pelo Prefeito de Garanhuns poderá prejudicar a sua campanha, tendo em vista, que durante a visita do Presidente Lula a população mostrou grande insatisfação com a gestão municipal?


Izaías Régis : Eu acredito que não, por que as pessoas que me apóiam não alteram o meu desejo maior que é trabalhar cada vez mais e fazer com que Garanhuns cresça e de desenvolva dia a dia. Houve uma pesquisa no Blog de Roberto Almeida Amannda e eu fui contemplado com a maioria das intenções de voto.
Garanhuns tem crescido muito no cenário pernambucano, o agreste não possui uma segunda pessoa no segundo escalão, então faz-se necessário uma vida pública de qualidade para que de fato a vida das pessoas sejam transformadas.

É preciso que nós políticos trabalhemos com afinco para mudar cada vez mais a vida das pessoas que confiaram e confiam em nós.

Falando Francamente – O senhor sempre destacou como suas principais áreas de atuação : saúde, educação, cultura , defesa da cidadania e direito do consumidor. Então, por que votou contra o plano de cargos e carreiras para os professores do Estado?

Izaías Régis : Na realidade não foi votado o plano de cargos e carreira. Nós não aprovamos de imediato o que o SINTEPE queria, porque na realidade, o governador não estava esperando uma negociação mais ampla. Como nós estávamos às portas de um período eleitoral, o governador nos encaminhou o projeto do plano de cargos e carreira, sugerido pelo então governador Miguel Arraes em 1998.
Mas, agora em novembro nós vamos votar o plano de cargos e carreira. Agora na realidade, o que o professor estava pensando, era na questão do salário, que o Governo do Estado alegou não ter condições de arcar.

Nós fazemos parte da base do governo e não poderíamos ser contra o ele, se o governo não poderia pagar o salário que os professores estavam querendo.

Falando Francamente – O senhor é conhecido no Estado como o deputado dos festivais. Criou o Festival de Música e Arte – FEMUARTE, que este ano, realizou a sua sexta edição e o Festival da Jovem Guarda ambos em Garanhuns. Além disso, patrocina diversos eventos culturais. Qual a importância destes eventos para Garanhuns?

Izaías Régis : Na realidade quando nós criamos o Festival de Musica e Arte- FEMUART, que foi o primeiro evento, nós criamos com o pensamento de transformar Garanhuns em uma cidade ponto de atrações turísticas com vocação em eventos. Eventos fortes que transformassem a cidade, que fizessem os turistas sem sentirem em casa e que ao atrair turistas, gerasse renda para Garanhuns. Que despertasse nas empresas a necessidade de capacitar os seus funcionários, o que melhoraria a mão –de –obra. Uma coisa leva a outra .
O Festival de Musica e Arte em sua sexta edição, perdeu a característica das primeiras cinco edições com músicas inéditas e prêmio que serve de exemplo para todo o Brasil, mas em 2011 com certeza será realizado e com a carga toda com músicas inéditas. Nós temos a honra de dizer que lotamos hotéis, restaurantes, geramos empregos temporários, os artesões ganharam mais dinheiro, os pontos turísticos de Garanhuns foram mais visitados, então em uma hora dessas quando a gente pensa em um evento como o Festival de Musica e Arte eu não estou pensando pequeno eu estou pensando grande para Garanhuns.

Garanhuns é uma cidade que pode se tornar muito forte na questão turística vai depender de nós.

Falando Francamente – A geração de emprego e renda nem sempre acontece nas cidade do interior. Isso se deve, muitas vezes, ao fato das cidades dependerem quase que exclusivamente do comércio. Existe algum projeto do deputado para atrair empresas /fábricas para o agreste meridional? Comente.

Izaías Régis : Eu tenho dito o seguinte: porque é que Santa Cruz do Capibaribe e Toritama não tem desemprego? Porque só lá tem esse direito? Porque nós não criarmos também ? Se existe uma dificuldade evidente em trazer grandes indústrias para nossa cidade, faz-se necessário, sentarmos e estudar o que pode ser feito. Precisamos escutar os pequenos artesãos, os empresários, criar programas em parceria com os bancos de empréstimos para o pequenos produtor. Fazer crescer em Garanhuns o que Garanhuns tem desde o berço, a sua vocação seja na área de de malhas ou tecidos, seja na ares de laticínios ou artesanato.

Muitas vezes as empresas não se instalam nas cidades , devido a brigas políticas ou por que não foi incentivado o suficiente para se instalar na cidade.
É preciso que cada um de nós sociedade, juntos que fazemos e formamos opinião em Garanhuns, possamos fazer uma nova Santa Cruz e não precisa ser de sulanca. Mas, trazer algo novo, como é Petrópolis no Rio de Janeiro, que é uma cidade fria e que através da malha chega a países da Europa.

Precisamos nos unir para crescer.

Falando Francamente – Eu vou dizer 02 palavras e o senhor diz o que vier a sua mente. Família e Garanhuns.


Izaías Régis :

FAMÍLIA é a maneira de a gente conviver, viver bem, ter paz, sossego. Família tem que ser unida, família desunida não vai a lugar nenhum.

GARANHUNS é a cidade que eu sonho de olhos abertos para ver ela um dia do jeito que eu quero, da maneira que eu projetei na minha mente. Se um dia eu realizar esse sonho vou ficar tranqüilo do meu compromisso e do cumprimento do meu sonho, que é de ver as pessoas alegres, tendo sua renda, com muita gente vibrando por esta cidade e outra coisa a amar como nós todos devemos. Essa cidade eu amo, eu adoro e foi ela que deu tudo em minha vida, que me deu o direito de viver e ser feliz .

Falando Francamente – Defina Izaías por Izaías.

Izaías Régis : Izaias é essa pessoa simples, humilde, que continua sendo da mesma maneira que era, quando era vendedor de confeitos na Avenida Santo Antonio para ser comerciário e depois comerciante. Nunca mudei, nem quero mudar, quero viver minha vida, passar por esse mundo da maneira que sou sem nenhuma mudança de personalidade.

Falando Francamente – Existe algum assunto que o senhor gostaria que tivesse sido abordado e que este blog não o fez?

Izaías Régis : Que você seja minha parceira para divulgar as coisas boas de Garanhuns. Que nós possamos corrigir os erros, mas que não sejamos críticos com tudo que acontece em Garanhuns. Algumas pessoas que fazem imprensa em Garanhuns parecem odiar Garanhuns, pois só colocam a cidade como um cargueiro prestes a afundar. Só puxando para baixo, nós não queremos isso.

Que você seja nossa parceira em divulgar Garanhuns com amor. Esse amor que nós temos a essa cidade.

Falando Francamente – O nosso blog é lido hoje por diversas cidades do agreste e do sertão pernambucano. Fique a vontade para deixar um recado aos eleitores pernambucanos.

Izaías Régis : Que os eleitores pernambucanos, façam o que o povo brasileiro começou a fazer.
Um milhão e seiscentos mil brasileiros fizeram com que o próprio Congresso Nacional votasse contra eles mesmos, e os eleitores procurem saber em quem estão votando. Votem sempre nas pessoas que tem compromisso público e homens que possam representar com dignidade a sua cidade, a sua região. Evidentemente, que temos que tirar do mapa os fichas sujas que estão ainda rondando na vida pública, para que nós possamos melhorar o nível e a qualidade dos políticos brasileiros.

Falando Francamente - Deputado, mais uma vez muito obrigada e boa sorte na campanha.

Izaías Régis : Obrigada  a você.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Olá, me chamo Eliza e mora na cidade de Garanhuns. Acompanho sempre o seu blog e adorei a entrevista com Izaías.Adoro os eventos que ele faz aqui na cidade e já estou torcendo para que o Festival da Jovem Guarda venha logo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo Ricardo e moro na cidade de Limoeiro. Muito legal estas entrevistas q vc vai fazer no blog. Tô de olho.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliza e Ricardo, que bom que o Agreste tá sempre pintando aqui no blog e que bom que vcs gostaram da entrevista com o deputado. Voltem mais vezes viu.
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oiiii, meu nome é Carla e moro em Arcoverde. Conheci seu blog através de uma amiga que lê todo dia. Você vai entrevistar os políticos candidatos no Sertão também né. Quando vai ser a de Júlio Cavalcanti? Aqui em casa todo mundo vota nele.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla, a entrevista com Júlio deverá sair na próxima semana viu. Fique ligada.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Carlos, adorei a entrevista. Sou de Recife, vc ai entrevistar alguém daqui?

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos, bem vindo ao Falando Francamente. Olha, eu andei conversando hoje com um candidato de Rcife. Se conseguir fechar a entrevista vou contar aqui no blog viu. Abraço

    ResponderExcluir

Comments

...