Advertisement

Facebook

VACINA SÓ PARA OS PAÍSES RICOS. OMS "admite" que a imunização contra o vírus A (H1N1) será para Europa e EUA".


Algumas notícias chegam tem o dom de me irritar profundamente e esta notícia estampada no Jornal do Comércio de Pernambuco e em alguns sites de notícias de hoje foi uma delas. VACINA SÓ PARA OS PAÍSES “RICOS”.

A OMS Organização Mundial de Saúde, “ADMITIU” em Genebra que no momento só os países ricos da Europa e América do Norte terão acesso a vacina contra a gripe A(H1N1) e que não será prioridade a imunização nos países do hemisfério Sul que são “COINCIDENTEMENTE OS MAIS POBRES” e que até agora não existe um plano de como será a vacinação nesta região.

A única recomendação dada é que os países do hemisfério montem planos para vacinarem médicos e enfermeiras, a fim de manter os serviços de saúde funcionando. Segundo o porta-voz da OMS Gregory Hartl “Essa orientação é para todos os países, pois esse é o grupo de maior risco”.

O argumento da entidade e de que o momento mais propício a disseminação da gripe é o inverno e que a vacina tem sua eficácia maior antes da temporada da gripe o que é uma contradição, uma vez que a própria OMS declarou algumas semanas atrás que o número de novos casos não sofreu a queda esperada quando chegou o verão europeu e americano. A agência de Saúde da ONU até mesmo adimitiu ter ficado surpresa diante do fenômeno de resistência do vírus a temperaturas elevadas. A prevenção , portanto é de que a gripe continuará se disseminando em países do Sul, mesmo com o fim do inverno.

Atualmente a América Latina tem 90% dos casos de morte no mundo e grande proporção dos casos conhecidos de contaminação no mundo. 

Nós já sabemos que os países “ricos” não estão nem ai para o que acontecer aos países pobres, até por que nós já estamos cansados de discursos que realizados apenas para que os seus locutores saiam bonitos nas fotos, mas essa foi de mais. Quer dizer que não tem importância que os países pobres percam milhares de habitantes contaminados pela gripe uma vez que a Europa e os países do Norte mantenham sua população a salvo das perdas? No Brasil segunda informação da diretora de vacinas da OMS Marie Paule Kieny, a produção de vacinas no Brasil só começará em 2010, mas que ainda não existe um plano pra isso. E o que o Presidente Lula vai fazer em relação a isso? Um dos fornecedores da vacina é o Instituto Butantan no Brasil que estará enviando vacina a diversos países como a França. E nós? Acredito que pra eles a morte de alguns milhares de “POBRES” não vai fazer diferença, até por que somos os considerados SUB-DESENVOLVIDOS; que falta faríamos ao mundo DESENVOLVIDO.

Chega de discriminação!!!!!!!!!!

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...