Advertisement

Facebook

Galo da Madrugada realiza o seu 40.º desfile


Bloco mantém estrutura com cerca de 30 trios elétricos, além de alegorias e fantasias, em 9h ininterruptas de festa pelas ruas do Recife-PE. Há também programação para antes do desfile (abertura dos carnavais de Olinda -23/02 e Recife-24/02) e depois (Bloco das Ilusões – 27 e 28/02 e finalmente o desfile do Pinto da Madrugada  - 28/02).

Como anunciado, em 25 de fevereiro de 2017, o Clube de Máscaras prestará homenagem a dois grandes representantes da música pernambucana no seu 40° desfile de Carnaval. Nesse dia, o bloco sairá às ruas com o tema “Alceu Valença e Jota Michiles  - Guerreiros do Frevo”. A data servirá também para celebração dos 50 anos de carreira de Jota Michiles e os 70 anos de vida de Alceu Valença, haverá também um lembrança ao centenários de Chacrinha, “O Velho Guerreiro”, tema da música “Roda e Avisa” de autoria de Jota Michiles e imortalizada na voz de Alceu Valença e também tema de uma das alegorias do Galo 2017.

“A escolha dos homenageados se deu pela grande representatividade que os dois artistas têm no Frevo e em nosso Carnaval, levando a cultura pernambucana para o cenário nacional e até do exterior. Além disso, as carreiras de Michiles e de Alceu estão entrelaçadas. Michiles compôs grandes frevos, muito bem representados por Alceu Valença, que além de ser um excelente interprete é também compositor. Ambos levam nossa música para todo o mundo”, explica o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.

Estima-se que o número de foliões se mantenha acima dos dois milhões este ano. Como de costume, o desfile de O Galo da Madrugada começa às 9h, depois da concentração da diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Café da Manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas. A primeira ala do bloco sai da Av. Sul, 751 (Galpão do Galo) no sentido do viaduto Capitão Temudo, retornando pela Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto), etc. Neste horário, todas as alegorias, carros e trios já estão prontos, a postos para seguir o percurso (detalhes a no tópico 2). Ao todo são seis quilômetros percorridos em mais de 9h de festa pelas ruas de pelo menos quatro bairros do Grande Recife. A dispersão da multidão acontece por volta das 18h30 na Rua do Imperador.

Considerado o maior bloco da Terra pelo Guinness Book, o Galo da Madrugada mantém sua tradição de ser comandado por artistas pernambucanos em cada trio, esses artistas podem convidar cantores de outros estados. Artistas de destaque nacional também vêm para o Galo e sobem nos trios para fazer duetos com o elenco de músicos da terra. Essa é uma interação duplamente interessante: mostrar aos cantores de fora o que é o nosso carnaval e as nossas músicas e abrir espaço para nossos artistas e nossa música em outros estados. O Galo já tem blocos “irmãos” em 11 estados do Brasil e em três países.  (CONFIRA A LISTA DE TRIOS NO 3)


Este ano, o bloco mantém o mesmo número de alegorias, seis no total, que farão alusão às principais composições dos homenageados, apresentadas ao grande público.
São eles: Clarins e Trombetas (Anunciação), Abre-alas, Roda e Avisa, Maluco Beleza, Quatro Cantos, Morena Tropicana.
                                                                                 
Os patrocinadores do Galo para o Carnaval 2017 são em sua grande maioria empresas privadas, mas conta também com o apoio dos governos federal ( Lei Rouanet ), estadual e  municipal.



1-  NÚMEROS

Em 2017, cerca de quatro mil pessoas trabalharão para que tudo esteja organizado até o dia do desfile. Esse número contempla artistas, cantores, músicos, dançarinos, diretores do Galo, apoio, seguranças, postos médicos, figurinistas, costureiras, alegorias de mão, estandartes, passistas, entre outros.
Na concepção das alegorias são cerca de 40 profissionais entre cenógrafos, pintores e artesãos,  que trabalham desde o mês de setembro até o dia do desfile. Na produção das fantasias, desde novembro do ano passado, em média temos 60 profissionais, entre costureiras, bordadeira e estilistas, se mobilizam para a criação das peças. Além das fantasias confeccionadas diretamente para o Galo da Madrugada, milhares de outras roupas festivas são produzidas por outras lojas e marcas para os foliões que tradicionalmente brincam o Galo fantasiados.

Para a execução do desfile, a cada ano, são contratados diretamente: 4.000 colaboradores, entre pessoas de apoio, segurança e postos médicos, pessoas na sede da agremiação, na produção dos trios elétricos, cerca de 1.000 pessoas entre cantores, músicos e bailarinos (talvez seja a maior concentração do mundo, de músico num mesmo evento, tocando ao mesmo temo), 400 pessoas nos camarotes disponibilizados pelo Galo da Madrugada, principalmente para turistas;  500 pessoas entre alegorias de mão, fantasias, passistas e estandartes,  colaboradores para o café da manhã. São em média 4.000 oportunidades de geração de renda e cerca de 20 mil indiretos a cada ano (costureiras, vendedores ambulantes, montagem de estruturas para dezenas de camarotes, rede hoteleira, taxistas etc.).
 2-  PERCURSO

O roteiro do Galo da Madrugada de 2017 será exatamente o mesmo do ano passado. O Gigante do Carnaval ocupa ruas de pelo menos seis bairros da capital pernambucana, com concentração maior de público nos bairros de São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Recife Antigo.

 3  - ROTEIRO

Roteiro do desfile 2017 Galo da Madrugada será o mesmo dos últimos 7 anos:

1.Travessa do Forte
2.Forte das Cinco Pontas
3.Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
4.Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
5.Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)
6.Avenida Sul (sentido Afogados)
7.Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
8.Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
9.Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
10.    Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)
11.    Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
12.    Praça da Independência
13.    Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
14.    Rua do Sol (sentido Praça da República)


3– TRIOS E ATRAÇÕES

Alegoria dos Clarins  (Carro alegórico “Anunciação”)
Abre Alas – Estandarte + Cabeções do Galo (20)
Maestro Lima Neto / Vivi Moura / Dani Verolli
Passistas e bonecos gigantes (Enéas, Galo, Alceu Valença e Jota Michiles)
Bonecos Articulados
Banda da Polícia Militar de Pernambuco
Estandartes
Rei Momo
Frevioca
Cabeções
Carro Roda e Avisa (Com Rita Cadilac)
Frevioca
Carro alegórico “Maluco Beleza”
Trio Maraca
Carro alegórico “Quatro Cantos”
Carro alegórico “Morena Tropicana”

 TRIOS ELÉTRICOS

Gustavo Travassos e Fafá de Belém
Marron Brasileiro
Geraldinho Lins
Asas da América
Almir Rouche
Alceu Valença
Orquestra 100% Mulher
Joelma
Spok e Toni Garrido
Nena Queiroga, Maria Gadu e Almério
André Rio, Gaby Amarantos, Carla Rio, Chrigor e Luciano Magno
Fulô do Mandacaru / Ed Carlos
Gerlane Lops
Maestro Forró
Quinteto Violado e Israel França
Nono Germano, Michael Sulivan e Liv Moraes
Som da Terra
Benil e Cristina Amaral
Banda Luará
          Trombonada
          Nadia Maia
Banda Pinguim
Fabiana Pimentinha
Orquestra Perfil

DUETOS

Gustavo Travassos / Gabi Amarantos
Fafá de Belém / Genival Lacerda
Marron Brasileiro / Nando Cordel
Geraldinho Lins / Lucy Alves
Asas da América / Nando Cordel
Almir Rouche / Toni Garrido
Alceu Valença / Lula Queiroga / Silvério Pessoa
Joelma / Lucy Alves
Spok / Toni Garrido
Nena Queiroga / Maria Gadu
André Rio / Gabi Amarantos / Chrigor
Fulô do Mandacaru / Cezzinha
Gerlane Lops / Silvério Pessoa
Maestro Forró / Israel França

   4     - GALO AO CONTRÁRIO

Na noite da quinta-feira (23), o Galo da Madrugada não realizará o desfile conhecido como “Galo ao Contrário”, em razão de que, na mesma data e horário, o Galo da Madrugada  estará participando da abertura do Carnaval de Olinda. Pela primeira vez, o maior bloco carnavalesco do mundo fará parte dessa festa de Momo na cidade histórica.
O Galo da Madrugada também participará, pela primeira vez, das festividades de abertura do Carnaval do Recife na noite do dia 24 (sexta-feira).
No dia 25 (sábado), o Galo reencontrará seus milhões de foliões nas ruas do Recife.


5     - PINTO DA MADRUGADA

Além de percorrer algumas ruas do Recife (em um roteiro que parte da sede do Galo, passando pela Rua Imperial, Rua Azul, Av. Dantas Barreto, Rua do Muniz e retornando à Praça Sérgio Loreto) com trio do tradicional Palhaço Chocolate, a versão mirim do maior bloco do mundo, o Pinto da Madrugada apresentará shows em um trio elétrico que ficará no Polo do Galo (área entre a sede do Galo da Madrugada e a Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José), a partir das 10h,00 dia 28 de fevereiro, terça-feira até às 13h00.A concentração inicia às 08h00.


A expectativa é de que a folia atraia cerca de 60.000 pessoas. As famílias poderão, inclusive, utilizar gratuitamente as estruturas dos camarotes armados na Praça José Loreto.

“Com esse evento esperamos não apenas trazer a alegria do carnaval para as crianças e jovens de hoje, mas preparar os futuros foliões do Galo da Madrugada para os anos vindouros.”


6     – CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Com o objetivo de ampliar a divulgação das alegorias do Desfile do Galo da Madrugada, a agremiação abre inscrições para o 1º Prêmio de Fotógrafo do Ano no Galo da Madrugada. O período de inscrições vai de 02 a 09 de março de 2017.

O Prêmio de Fotógrafo do Ano NO Galo da Madrugada reúne trabalhos realizados durante o desfile do Galo da Madrugada em 2017 que destaque a beleza dos carros alegóricos e fantasias, evidenciando o tema no bloco. Só serão aceitos trabalhos nas categorias fotojornalismo impresso e fotojornalismo Online.

Cada jornalista poderá concorrer com até dois trabalhos por categoria. Para participar, o profissional precisa ser registrado no Ministério do Trabalho. As fotografias inscritas deverão ser divulgadas em veículos de comunicação do Estado de Pernambuco e do Brasil, no período de 25 de fevereiro a 06 de março de 2017.

“Com a finalidade de procurar dar o devido destaque aos nossos carros alegóricos e fantasias, que levamos cerca de seis meses para executá-los, surgiu a ideia de promover o concurso da melhor fotografia. Esperamos com isso divulgar, ainda mais, a beleza contida em nossos desfiles e não apenas a grandeza da quantidade dos foliões. Nossas alegorias sempre mudam a cada ano e compõem, de fato, parte da beleza do Galo da Madrugada, junto aos estandartes, passistas e outros participantes”, explica Rômulo Meneses.   

Angélica Souza

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...