Advertisement

Facebook

Espaço Ciência participa da Semana Nacional de Museus com programação diferenciada


De 16 a 22 de maio, o Espaço Ciência participará da 14ª Semana dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Com o tema Museus e Paisagens Culturais, o evento propõe a valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais. Para participar do evento no Espaço Ciência é necessário agendar visita por telefone (81) 3241-3226.

De 16 a 20 de maio, das 08h às 17h, a programação inclui sete oficinas, contação de história e três exposições, além das Trilhas Ecológica e da Descoberta. No final de semana (21 e 22), das 13h30 às 17h, programação permanece, exceto as oficinas.

Durante o evento, instituições museológicas de todo o país poderão postar nas redes sociais com a #semanamuseus2016. O objetivo do Ibram é ampliar o alcance das atividades da Semana dos Museus. Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

Programação Semana Nacional de Museus – de 16 a 22 de maio
OFICINA – Desvendando o céu: Esta atividade é para quem é apaixonado por astronomia. Os participantes vão aprender sobre as diferenças entre os planetas, distâncias e formação.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – A história de Tião, o caranguejo aventureiro: Atividade voltada para as crianças. Uma história sobre um caranguejo que sai do manguezal em busca dos culpados pela poluição de seu habitat.
OFICINA – Topografia interativa: Um experimento inédito no Brasil que simula acidentes geográficos. Os visitantes vão entender, por exemplo, como aconteceu o acidente de Mariana, em Minas Gerais.

OFICINA – De olho nas águas do Manguezal: O público irá aprender sobre formas de tratamento da água e propor o melhor método para descontaminação do manguezal.
OFICINA – História da Alimentação: De onde vem o macarrão? E o feijão? Participe desta oficina para aprender de forma divertida como os alimentos chegaram ao Brasil e viraram queridinhos dos brasileiros.
OFICINA – Horta Orgânica: Que tal por a mão na massa? A oficina tem como objetivo ensinar de forma prática a importância e manuseio de uma horta orgânica.
OFICINA – Construa o seu robô: Construa, programe e teste seu robô!
EXPOSIÇÃO – Dengue: uma mostra interativa e gratuita que está aberta ao público em geral, com esclarecimentos sobre a doença em universo multimídia, divertido e ilustrado, visando educar sobre o tema.
OUTROS – Robótica: Com objetivo de levar os visitantes a descobrir o funcionamento da tecnologia de uma maneira divertida, participe das atividades de robótica do Espaço Ciência.
VISITA GUIADA – Espaço Ciência: Visita às Trilhas Ecológica e da Descoberta, Pavilhão de Exposições e as exposições História Química da Humanidade, NanoExplora e Revolução dos Bichos.

A programação completa de todos os museus está disponível neste link http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/

Katiane Torres 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...