Advertisement

Facebook

RespirARcoverde é lançado com a proposta de arborizar a cidade, até 2016, com cerca de 25 mil espécies

Nessa quinta-feira (25), a prefeita Madalena Britto lança o “RespirARcoverde - Plante uma Vida”, às 10 horas na sede da Prefeitura de Arcoverde. O projeto tem a realização também da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde- ACA e consiste na distribuição gratuita de mudas para a população, dentro de um amplo programa institucional de rearborização da cidade.

Estimula plantios voluntários nas calçadas das vias públicas, ilhas e rotatórias, fundos de vale, parques, bosques e praças de Arcoverde, além de plantios em quintais, chácaras e outras áreas particulares. Inicia-se desde a doação e plantação das mudas, indo até o monitoramento.

Nesse primeiro momento, o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA doou 1700 mudas e a Prefeitura adquiriu mais 1000. A ideia e que as pessoas liguem para o Disk Árvore (38211077/38210776) e solicitem o plantio.

“Deve ser ter entendimento de que a arborização é um serviço público tão essencial quanto o abastecimento de água, o sistema de esgotos, a distribuição de energia elétrica, e outros, com a diferença de que se trata de um ser vivo.”, explica o presidente da Autarquia de Trânsito de Arcoverde - Arcotrans  e um dos coordenadores do projeto, Vlademir Cavalcanti.

Esses novos plantios serão realizados dentro de uma nova concepção, de se fazer uma arborização planejada, colocando espécies adequadas a cada local, verificando a largura de rua e calçada, existência de fiação aérea de distribuição de energia elétrica, de telefonia e multi-serviços, rede subterrânea de água e esgoto e existência de outros equipamentos públicos, como: semáforos, iluminação pública, postes, pontos de ônibus, totem, entrada de garagem, dentre outros.

Nos canteiros da Avenida Joaquim Nabuco, próximo a Rádio Cardeal até a Igreja Universal já começaram a ser plantados Ipês Rosa. A proposta é que seguindo pela Avenida José Bonifácio até a saída da cidade sejam plantadas 53 espécies de variadas cores, intercalando com espécies de Caraibeiras.

Entre os benefícios da arborização estão a melhora do microclima da cidade; do ar; a minimização dos níveis de ruídos produzidos pelo trânsito e pelos transeuntes; conforto térmico por meio de sombreamento; atração da fauna (pássaros, aumentando as variedades de espécies e quebra a arquitetura de concreto (casas, prédios etc). A previsão é que até 2016 sejam plantadas em Arcoverde cerca de 25 mil mudas.

Parcerias – O RespirARcoverde foi criado, em 2011, pela ACA como uma das causas mais importantes e defendidas por empresas diversas, que é a responsabilidade social. Dando continuidade, em 2013, a Associação ao lado da prefeitura e com o apoio do IPA e do Rotary Arcoverde busca novas parcerias para o projeto.

“Precisamos unir forças e a parceria público/ privada pode ser uma saída permanente para a manutenção desse projeto, como também na conscientização da adoção de praças públicas e na conscientização da população na colaboração com a limpeza”, declara a prefeita Madalena.

 “Ao participar do projeto, as empresas estão assumindo o papel de uma instituição séria, responsável, e que está sempre buscando o melhor para si e para seus clientes”, finaliza o presidente da Aca, Jaime Espósito.

As empresas que colaborarem terão um espaço reservado nas áreas onde as árvores forem plantadas para divulgação das marcas, assim como em toda campanha do projeto com cartazes, panfletos, faixas e spots de rádios.

Fonte: Arcoverde de Todos


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...