Advertisement

Facebook

Países do BRICS criam rede de cooperação tecnológica para a saúde

Os ministros da saúde dos países que formam o CRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), se reuniram na segunda-feira (11) em Pequim, onde realizaram seu primeiro encontro setorial. Ao término da reunião, ficou decidido criar uma rede de cooperação tecnológica, que impulsionará maior transferência de informações e tecnologia entre os cinco países, e o um banco de preços e patentes de medicamentos. De autoria brasileira, os dois projetos pretendem reverter a lógica de dependência do produto final estrangeiro e incentivar as indústrias nacionais a incorporarem cada vez mais tecnologia.
 
A necessidade de maior cooperação levou o Ministério da Saúde do Brasil a propor a criação da rede de cooperação tecnológica, que envolverá os setores público e privado para fomentar as indústrias nacionais. Inserido na proposta, o banco de preços e patentes de medicamentos pode auxiliar o Brasil a aumentar o acesso a medicamentos por reduzir o preço das compras. 
Os detalhes técnicos da rede, serão definidos na próxima Reunião dos Ministros da Saúde dos BRICS, em setembro, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...