Advertisement

Facebook

Pesquisa mostra que crescimento do país é reduzido pela carga tributária

O pesquisador Adolfo Sachsida, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelou em um estudo inédito que o volume dos impostos cobrados aos brasileiros freia o crescimento econômico.
De acordo com o resultado da pesquisa , o aumento de 1% da carga de tributos reduz o PIB, a longo prazo , em até 3,8%. O efeito negativo também é sentido a curto prazo. A mesma elevação do peso dos impostos provoca uma desaceleração de 0,42%, na economia.
Os resultados foram apurados pelo economista ao analisar o comportamento trimestral da carga tributária e do PIB entre 1995 e 2009. Nesse período o volume de impostos pagos pelos brasileiros passou de 27,4% do PIB para 34,4%. Nesse período a economia brasileira teve uma média de crescimento de 2,8% ao ano.
O que implica obviamente em dizer que reduzindo a carga tributária, damos uma injeção na economia brasileira, a curto, médio e longo prazo. Alguém duvida disso? Todas as empresas deste país e todas as pessoas físicas são massacradas diariamente pela quantidade exorbitante de tributos que impede a geração de emprego e renda e o crescimento econômico do país. É difícil acreditar que se precisou de uma pesquisa para afirmar o que todos sabemos.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...