Advertisement

Facebook

Brasil terá autonomia na produção de remédios para Aids, Mal de Parkinson, Artrite e doença de Crohn


O Governo Federal e a indústria farmacêutica anunciaram, nesta terça-feira (05) um acordo dará autonomia na produção nacional de quatro novos medicamentos contra o mal de Parkinson, Aids, artrite reumatóide e doença de Crohn. 
As novas Parcerias Público-Privadas (PPPs) fortalecerão o complexo industrial brasileiro e irão gerar economia de R$ 700 milhões no decorrer de cinco anos tempo que o Brasil levará para tornar-se auto-suficiente na produção destes medicamentos.

O anúncio feito pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Desenvolvimento e Indústria e Comércio Saúde, Fernando Pimentel e de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Rodrigues Elias.Estas parcerias fortalecerão a indústria nacional e contribuirão para tornar o país independente do mercado internacional de medicamentos e insumos.
As quatro novas parcerias envolvem o laboratório público Farmanguinhos e o privado Bristol Myers/Nortec para a produção do antirretroviral Atazanavir (Aids); o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e o Merck Sharp & Dohme (MSD) / Nortec para produção do antirretroviral Raltegravir (AIDS); a Fundação para o Remédio Popular (Furp) e o Boehringer/Nortec para a produção do Pramipexol (mal de Alzheimer). Além disso, o Instituto Vital Brazil (IVB) e a PharmaPraxis vão se unir em um projeto de pesquisa para fabricação do medicamento Adalimumabe (artrite reumatóide e doença de Crohn). 
Também participaram da cerimônia o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho e o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Diego Victória. 

Juntamente com os representantes dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Indústria e Comércio Saúde, eles integram o Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), que, desde 2008, reúne os principais atores da Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e da Política Industrial para o Setor de Saúde. O grupo foi criado para promover medidas para o desenvolvimento e fortalecimento do complexo industrial e de inovação em saúde. 

Fonte: Ministério da Saúde

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...