Advertisement

Facebook

Fundarpe divulga lista de candidaturas habilitadas ao título de Patrimônio Vivo


A Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe) divulga, nesta quarta-feira (3), a lista de candidaturas habilitadas e inabilitadas no 18º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco – Edição 2023. Neste ano houve um aumento do número de inscrições de candidaturas de mestres, mestras e grupos culturais. Ao todo, foram 103 candidaturas inscritas (em 2022, foram 81).  

As candidaturas habilitadas seguem para a análise do mérito cultural. Já as candidaturas inabilitadas poderão apresentar pedido de recurso entre os dias 4 e 17 de maio, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br). Para isso, será preciso utilizar a mesma conta e inscrição cadastrada na plataforma.

De acordo com o cronograma do edital, a divulgação do resultado do julgamento dos recursos está prevista para o dia 6 de junho. Outras orientações quanto ao preenchimento do formulário de recurso podem ser obtidas com a Unidade Gerencial do RPV-PE, por meio do e-mail: patrimoniovivope@gmail.com, ou telefone (81) 3184-3061, das 9h às 17h.
 
BALANÇO 2023 – Das 103 inscrições, 41 candidaturas são de homens e 14 de mulheres (total de 55 candidaturas de pessoa física). As outras 48 candidaturas são de grupos culturais. O aumento se deve principalmente a duas iniciativas. Uma delas é o retorno das formações presenciais realizadas pela Fundarpe para divulgação do Edital do RPV-PE, que passou pelos municípios de Palmares, Paudalho, Caruaru, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde e Recife. 

A segunda é a autoindicação de grupos, possível por meio da última alteração na Lei do RPV, que torna possível que os próprios grupos com CNPJ válido há dois anos ou mais representem a própria candidatura no concurso. 

CONCURSO – Neste ano serão reconhecidos dez mestres, mestras ou grupos culturais que receberão bolsas de auxílio financeiro destinadas à manutenção de suas atividades culturais, no valor de R$ 1.300 para pessoa física e R$3.200 para pessoa jurídica. Os valores são corrigidos anualmente de acordo com os índices de inflação. 

O Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no Estado há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição. 

Informações: Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...