Advertisement

Facebook

Escritora Ezter Liu lança novo livro no Sesc Arcoverde

Foto: André Sidarta

Escritos afiados, urgentes e inflamados que versam sobre o ser mulher dão a tônica do novo livro da escritora, poeta e compositora pernambucana Ezter Liu. “Balaclava”, um compilado de poemas que representam um grito feminista através da literatura, ganha lançamento neste mês de maio pelo interior de Pernambuco - em Garanhuns (04/05), Arcoverde (05/05) e Goiana (12/05).

Com uma escrita autêntica e de personalidade, Ezter Liu leva a seu quarto livro palavras mais ferinas do que nunca. Em “Balaclava”, a autora reúne escritos atemporais de sua trajetória na literatura, alguns inéditos, outros já publicados e declamados nas redes sociais. São 30 poemas de teor reativo, ácido e empoderado, que vertem a violência e o impedimento sofrido pelas mulheres, especialmente as mulheres do interior. Um golpe e, ao mesmo tempo, uma resposta poética à opressão patriarcalista.


Ezter conta que a ideia do livro surgiu durante a pandemia, uma provocação diante da grande procura da população pelas máscaras. “O objeto balaclava, pra mim, representa a maior máscara de todas, a que mais esconde, a que mais protege, o que me levou a refletir  sobre o que está dentro, por trás da máscara. O que martela dentro da sua cabeça?”, filosofa a autora. 


Com realização da Anilina Produções, através de incentivo do Funcultura, por meio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, “Balaclava” entoa uma narrativa de desabafo, inquieta e disruptiva, propondo a reconstrução de visões e discursos sobre a mulheridade. O projeto gráfico é assinado por Priscila Lins e Tiago Salgueiro, trazendo uma estética contemporânea e arrojada, com cores e elementos que acompanham a força poética dos textos.


O lançamento de “Balaclava” acontece no Sesc Garanhuns nesta quinta (04/05), às 19h; no Sesc Arcoverde na sexta (05/05), 19h; e no Ateliê Valcira Santiago, em Goiana, no próximo 12/05, também às 19h. Os eventos são gratuitos para o grande público e vão contar com bate-papo com a escritora, sarau com declamação de poemas e apresentação de convidados especiais. O livro estará à venda durante os lançamentos pelo valor de R$ 20.


Sobre a autora - Ezter Liu é escritora, poeta e compositora pernambucana natural de Recife e radicada em Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Graduada em Letras, se consagra na literatura pernambucana com uma escrita visceral e marcante, que transita entre prosa e poesia, protagonizando vivências e dilemas do ser mulher no interior de Pernambuco. Possui três livros lançados - “Vermelho Alcalino" (2015); "Das Tripas Coração" (2018), com o qual foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pernambuco de Literatura, da Cepe; e "Breves Fogueiras" (2021), incentivado pela Lei Aldir Blanc. 


SERVIÇO:

Lançamento do livro “Balaclava”, de Ezter Liu

Mais informações: Instagram @ezter_liu


Garanhuns

Quinta-feira, 04 de maio de 2023, 19h

Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc Garanhuns (CPC)

(Rua Conêgo Benígno Lira, S/N - Centro, Garanhuns-PE)

Entrada franca


Arcoverde

Sexta-feira, 05 de maio de 2023, 19h

Sesc Arcoverde

(Rua Capitulino Ferreira - São Miguel, Arcoverde-PE) 

Entrada franca


Goiana

Sexta-feira, 12 de maio de 2023, 19h

Ateliê Valcira Santiago

(Rua da Conceição, 55 - Centro, Goiana-PE)

Entrada franca


FICHA TÉCNICA:

Autora: Ezter Liu

Produção executiva: Mery Lemos (Anilina Produções)

Editor: Carlos Gomes

Comunicação: Milton Raulino (1000Tons Comunicação)

Projeto gráfico e ilustração: Priscila Lins e Tiago Salgueiro

Audiodescrição e Acessibilidade: Com Acessibilidade

Fotografia: André Sidarta


Milton Raulino

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...