Advertisement

Facebook

Governo de Pernambuco lança Convocatória do Carnaval 2023

Foto: Amannda Oliveira

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura/Fundarpe, lança a Convocatória de Carnaval 2023. Após dois anos sem a realização da maior festa do calendário festivo do Estado, a expectativa é de valorização e fortalecimento da cultura pernambucana em todas as regiões que comemoram a Folia de Momo. O edital tem por objetivo habilitar propostas de artistas, grupos, orquestras e agremiações tradicionais para compor a programação do Ciclo Carnavalesco 2023 nos municípios que forem realizar a festa.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 26 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, exclusivamente pela plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco (https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/963). No Mapa, estão disponibilizados todos os formulários a serem preenchidos e documentações a serem entregues. Além da entrega por meio eletrônico, as propostas também podem ser entregues de forma presencial, no endereço da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista. Recife). É fundamental a leitura completa da Convocatória, bem como dos seus 12 anexos. É neste material que estão descritas todas as informações e regras do edital.

 Confira aqui a Convocatória de Carnaval 2023.

A novidade do edital, neste ano, é o seu preenchimento pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, que está sendo aprimorado para recebimento das propostas. Serão aceitas propostas para cinco categorias: Artistas da Cultura Popular (que podem representar até 35% das contratações pelos órgãos estaduais), Música de Tradição Carnavalesca (30% das contratações), Orquestra de Frevo (10%), Dança de Tradição Carnavalesca (5%) e Música Popular Brasileira (20%). Qualquer que seja a categoria a que pertença o artista ou grupo, a limitação é de até três (3) apresentações no total.

O processo de habilitação das propostas é feito de duas formas: análise documental e análise artística. A habilitação artística será realizada por comissão específica, formada por profissionais com experiência comprovada. O resultado final das propostas habilitadas será divulgado até o dia 16 de janeiro de 2022 (segunda-feira).

As propostas habilitadas não necessariamente terão sua participação assegurada na programação do Ciclo Carnavalesco. A formação da grade considerará o resultado final da Convocatória, a tradição carnavalesca de cada município que executará a festa, além da disponibilidade orçamentária e financeira do Estado para o Ciclo Carnavalesco de 2023.

“Depois de dois anos sem Carnaval, a expectativa é de uma festa muito potente, espalhada por todos os municípios de Pernambuco, com grande adesão dos artistas e grupos ligados ao Ciclo Carnavalesco”, comemora o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa.

O secretário de Cultura Oscar Barreto destaca a importância deste formato de Carnaval para a valorização dos artistas mais ligados à tradição e à cultura popular do Carnaval. “É um modelo muito democrático, onde o Governo de Pernambuco faz a contratação para que artistas da tradição carnavalescas se apresentem nos municípios, garantindo assim que nossa maior festa popular não se descaracterize e que todos os artistas tenham seu espaço na festa”, diz Oscar.

Informações: Cultura PE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...