Advertisement

Facebook

Morre, aos 98 anos, a artesã Maria Amélia, Patrimônio Vivo de Pernambuco

Foto: Divulgação/Fundarpe

A artesã Maria Amélia, mestra do barro de Tracunhaém, na Zona da Mata do Estado, faleceu nesta sexta-feira (11), aos 98 anos. Ela estava internada há uma semana no Hospital Nossa Senhora das Graças, na Zona Sul do Recife.

A ceramista deu entrada na unidade de saúde para tratar de uma infecção na perna, mas acabou contraindo Covid-19. O sepultamento da artista será na tarde desta sexta-feira (11), no Cemitério de Tracunhaém.

Em respeito à morte de Maria Amélia, o 22º Tipoia Festival, que ocorre em Tracunhaém, suspendeu sua agenda do dia. De acordo com o comunicado pela organização do evento, as atividades previstas serão remarcadas para outra data. Já as programações de sábado (12) e domingo (13) seguem mantidas.

A Secretaria de Cultura de Pernambuco emitiu uma nota lamentando a perda.

"É com profundo pesar e tristeza que comunicamos o falecimento de Maria Amélia da Silva, artesã, ceramista, mestra do barro, titulada em 2011 como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Maria Amélia nasceu no município de Tracunhaém, Zona da Mata de Pernambuco, em 1924. Aos 8 anos de idade, e sob a influência de seu pai, o louceiro João Bezerra da Silva – conhecido como Mestre Didi – a artista se inspirava nas telas que figuravam santos católicos espalhadas pela feira livre do município, que veio a ser sua marca enquanto artesã.

Destacam-se as imagens de São João do Carneirinho, Nossa Senhora do Rosário, Rainha do Céu, São Francisco, Santa Luzia, São José e São Pedro. Com mantos pregueados, expressões faciais simples e comovedoras, suas peças medem de 50 a 70 centímetros, facilmente identificadas, constituem referência para o surgimento do artesanato em barro na cidade de Tracunhaém.

Com 98 anos, era a artista com mais tempo de atividade em nosso Estado. A Secretaria de Cultura de Pernambuco lamenta e manifesta solidariedade a todos os familiares, amigos e admiradores."'

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...