Advertisement

Facebook

Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste começa nesta quinta-feira

Foto: Amannda Oliveira

Começa nesta quinta-feira, em Arcoverde, no Sertão do estado, o Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste. O evento cultural, com atividades gratuitas, acontece de 3 a 20 de novembro, na unidade do Sesc e em outros pontos da cidade, e conta com apresentações de grupos de Samba de Coco do Nordeste, shows com artistas reconhecidos nacionalmente, exposição de arte, palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo, feira de produtos artesanais e serviços. A programação completa está no site do Sesc PE, o http://sescpe.org.br.
 
Na quinta (3), a abertura é na Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado, do Sesc Arcoverde, às 19h, com o lançamento da exposição “Minha Arte é Sonorosa”, de Marcelo Stuart. Em seguida, tem o início do projeto “No Terreiro de Casa”, no Salão de Festas da unidade, que abriga os shows musicais. Na estreia, o público confere o encontro de Mestres e Mestras do Samba de Coco de Arcoverde e show de Lia de Itamaracá. Além do Salão de Festas, o projeto acontece no Centro de Gastronomia e Artesanato, Praça Winston Siqueira e Largo do Cecora.
 
O projeto traz também Ciro Santos, Assisão (neste dia, ingressos a R$ 20 para comerciários e dependentes e R$ 30 para o público geral), Quebra Coco Aliança (PE), Coco Verdilhinhos (AL), Sertão Maracatu, Banda de Pau e Corda, Maracatu Baque Mulher, Renata Rosa, Coco Fulô de Barro, Cila do Coco, Banda de Pífano de Santa Luzia, Coco de Zambê (RN), Coco Raízes de Arcoverde, Benza, Mundo Livre S/A, Coco Trupé, Coco Abre Caminhos de Jaboatão dos Guararapes, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Coco das Irmãs Lopes, Mestra Marinez (CE), Cordel do Fogo Encantado, Coco Pisada Segura, Mestra Odete de Pilar (PB) e Almério e Martins.
 
O Coco Êremin de Arcoverde, formado por crianças, faz duas apresentações: a primeira, no domingo (6), na Praça Winston Siqueira, em uma integração com a Felis – Feira Literária do Sertão; a segunda, no domingo (20), no Largo do Cecora. Já a intervenção artística “Fuxico na Feira”, com os personagens Mateus e Catirina, acontece na Feira do Cecora (sábado, 5), e na Feira do São Cristóvão (domingo, 7). E o Boi Diamante realiza cortejo pelas ruas do Centro de Arcoverde, junto com os personagens Mateus e Catirina, na quinta (17).
 
O Festival vai promover as rodas de conversa “Saberes e Vivências”, na Biblioteca José Lins do Rêgo (Escola Sesc). Os temas são “Na Batida do Surdo e no Balanço do Ganzá” (mediação de Lula Moreira), “Uma Vida, Uma História e um Legado” (com mestres e mestras locais e mediação de Romualdo Freitas, de Arcoverde) e “Na Parcela do Coco – Ancestralidade e Influências” (mediação de Ana Paula, de Arcoverde).
 
A ação “Aprendendo com Mestres e Mestras” acontece na Escola Municipal Severina de Souza Bradley (Povoado Caraíbas), com a Mestra Severina e Amanda Lopes, do Coco das Irmãs Lopes; na Escola Noé Nunes Ferraz, com o Mestre Assis Calixo, do Coco Raízes de Arcoverde; e na Escola Municipal José Medeiros da Fonseca, no bairro Sucupira, com o Mestre Cícero Gomes, do Coco Trupé.
 
O empreendedorismo vai ser debatido no “Papo Criativo”, com os temas “Turismo, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Territórios”, com Cynthia Clause (CRIAtur/PE); “Patrimônio Cultural, Memória Social e a Performatividade do Espaçotempo, com José Manoel Sobrinho (PE), Alemberg Quindins (CE) e Dane de Jade (CE), sob mediação de André Brandão (Sesc Petrolina); “A importância dos Festivais para a Economia da Cultura e Visibilidade dos Territórios”, com Raphael Vianna (técnico de Artes Cênicas – DN Sesc), Izaías Neto (Sesc PE) e mediação de Ariele Mendes (Sesc PE); e “Gestão Cultural e Economia da Cultura no Sesc”, com Luciana Dias Salles (gerente de Cultura – DN Sesc), Raphael Vianna, Paula Lourenço (diretora de Programas Sociais – Sesc PE) e mediação de Rita Marize (coordenadora de Economia Criativa – Sesc PE).
 
Na Gastronomia, o Festival promove a oficina “Sertão na Mesa: Gastronomia Regional e de Identidade”, com Taynnah Vilela (Senac-PE), no Banco de Alimentos do Sesc Arcoverde. Inscrições na Central de relacionamento da unidade.
 
Na quinta (17), começa a Feira Giro Criativo, na Praça Winston Siqueira, com comercialização de artesanato, moda e gastronomia, rodadas de negócios, para fomentar a cadeia produtiva, e desfile de moda, com estilistas e costureiras da cidade, ao som do DJ Duart, de Belo Jardim. O espaço vai receber ainda apresentações do Pastoril Grupo Novo Horizonte do Sesc Arcoverde, Banda de Pífe, Zabumba São Sebastião, Boi Maracatu, Banda de Pífanos Santa Luzia, Reisado Mirim Nossa Senhora do Rosário das Caraíbas e Boi Arcoverde.
 
Ainda no dia 17, no Largo do Cecora, acontece o lançamento do projeto Rota dos Cocos, que tem como objetivo evidenciar os grupos de Samba de Coco de Arcoverde, a partir de roteiros turísticos e culturais. A proposta visa a distribuição de mapas com a localização das sedes dos grupos, no município, e de folderes explicativos, contendo um pouco das histórias de cada um, assim como a descrição das atividades desempenhadas por eles. Guias locais serão capacitados para apresentar essa riqueza cultural da região aos turistas. 
 
O Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste tem patrocínio de Max Hotel, Líder PE Contabilidade e ACA – Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde; apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Arcoverde; e é parte integrante da edição 2022 do Hub PE Criativo, uma parceria entre o Sesc Pernambuco e o Sebrae PE, que busca promover o desenvolvimento social e econômico de cidades do Estado, por meio da cultura e do empreendedorismo. “Um festival dessa dimensão proporciona à cultura e à economia da região uma visibilidade que só traz ótimos resultados para quem, direta ou indiretamente, participa da cadeia produtiva”, ressalta Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.

Informações: Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...