Advertisement

Facebook

Serra Talhada recebe o Festival Sertão A Dentro

Conhecida como o berço da poesia e do cancioneiro popular, a região do Pajeú vai abrigar a primeira edição do Festival Sertão A Dentro. De 3 a 7 de novembro, Serra Talhada torna-se palco para cancioneiros da cultura popular nordestina. A programação gratuita do evento prevê ação formativa, gravação de documentário e shows.

O Festival inicia na próxima quinta-feira (3), com a oficina educativa “Canções do sertão: poesia e memória”, destinada exclusivamente para os alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição, localizada na zona rural da Capital do Xaxado. 

Na sexta-feira (4) é a vez da roda de prosa, poesia e cantoria realizada na Fazenda Barreiros e reservada à comunidade local. Chamado de vivência, o encontro conta a participação de Cátia de França, Reinivaldo Pinheiro, Agda, Dayane Rocha, Cantoria Crua e PC Silva. Desse encontro, o projeto prevê a gravação de um documentário. Já no sábado (5), os mesmos artistas se apresentam na Concha Acústica, praça pública no centro de Serra Talhada. 

O encerramento ocorre no dia 7 de novembro quando os alunos da Escola Imaculada Conceição apresentam suas poesias e canções, em plena Feira Livre.

De acordo com uma das produtoras do Festival, Edvania Kehrle, o evento nasce com o intuito de contribuir com a visibilidade da produção cultural dos cancioneiros da cultura popular nordestina e com a interação entre diferentes gerações de artistas.

“A ideia surgiu durante uma live de dois jovens cancioneiros, Neto Sales e Adalberto, que cantavam e recitavam composições próprias que se confundiam em meio aos clássicos da canção popular nordestina. No chat da live percebemos a grande interação do público, entre gerações diferentes, e muitos comentários a indagar: onde estavam os cantadores como aqueles? Em que espaços culturais poderiam vê-los em um momento pós-pandemia?”, explica Edvania.

Para garantir o direito à cultura para todos, Sertão A dentro prevê ainda ações de acessibilidade durante a programação, com tradução simultânea do evento em libras e inserção de legendas descritivas no produto de audiovisual.

O Festival é uma realização da Epahey Produções Culturais, Boi Luzeiro Produções, Retina Digital e Instituto Socioambiental da Serra Grande, e recebe incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco. 

Confira programação completa:

Quinta-feira, 03/11

Local: Escola Municipal Imaculada Conceição, zona rural de Serra Talhada.

Oficina “Canções do sertão: poesia e memória”, com a historiadora Edvania Kehrle, a poetisa Dayane Rocha e o poeta e cantor Adalberto Tavares. 

Exclusivo para os alunos da instituição.

Sexta-feira, 04/11

Local: Instituto Serra Grande, Fazenda Barreiros, zona rural de Serra Talhada.

Vivência – Roda de prosa, poesia e cantoria com Cátia de França, Cantoria Crua, Dayane Rocha, Agda, Reinivaldo Pinheiro e apresentação de PC Silva.

Exclusivo para a comunidade e convidados.

Sábado, 05/11

Local: Concha Acústica, Serra Talhada.

Cantoria – shows gratuitos:

19h30 – Agda

20h40 – Reinivaldo Pinheiro

22h – Cantoria Crua

23h20 – Cátia de França.

Segunda-feira, 07/11

Local: Pátio da Feira de Serra Talhada

8h30 –  Apresentação dos alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição.

Informações: Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...