Advertisement

Facebook

Gana confirma primeiros casos do letal vírus de Marburg

Imagem: Pixabay

Os dois primeiros casos da doença provocada pelo vírus de Marburg, uma febre hemorrágica quase tão letal quanto o Ebola, foram confirmados em Gana, anunciaram neste domingo autoridades sanitárias ganesas.

Em 8 de julho, amostras de sangue de duas pessoas da região de Ashanti, no sul do país, sugeriram a presença do vírus de Marburg. As amostras foram enviadas ao Instituto Pasteur de Dacar (IDP) para a confirmação do diagnóstico, informou o Serviço de Saúde de Gana (GHS). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os dois pacientes mortos pela doença não tinham relação um com o outro e apresentaram sintomas como diarreia, febre, náuseas e vômitos.

"Os exames adicionais realizados no IDP do Senegal corroboraram os resultados", declarou Patrick Kuma-Aboagye, diretor-geral do GHS, em nota publicada neste domingo. "Esta é a primeira vez que Gana confirma o vírus de Marburg.

Como se transmite o vírus Marburg?

A doença do vírus de Marburg é transmitida aos seres humanos por morcegos frugívoros e se propaga pelo contágio direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, superfícies e materiais, segundo a OMS que, em setembro de 2021, 42 dias depois de um único caso ter sido identificado na Guiné, anunciou o fim do primeiro surto do vírus de Marburg na África Ocidental.

Outros eventos esporádicos já foram registrados nos últimos anos em países como Quênia, África do Sul e Uganda, mas com poucos casos e de forma controlada.

Quais os sintomas do vírus Marburg?

Os sintomas envolvem febre alta, dor de cabeça intensa e mal-estar, com muitos pacientes desenvolvendo sinais hemorrágicos graves dentro de sete dias. A taxa de letalidade varia de 24% a 88%, segundo informações de surtos anteriores, dependendo da cepa do vírus e da resposta das autoridades de saúde. Não existem vacinas ou antivirais destinados ao microrganismo.

Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...