Advertisement

Facebook

Governo de Pernambuco divulga habilitados da Convocatória do São João da Retomada


O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (9), o resultado final da convocatória do Ciclo Junino 2022, que este ano vem com o tema São João da Retomada. A iniciativa tem o objetivo de contratar artistas, grupos e agremiações para compor a programação de atrações em dezenas de municípios pernambucanos que pretendem realizar seus festejos juninos este ano. Ao todo, 928 inscrições registradas pela classe artística do Estado e, após o julgamento dos recursos, 880 foram habilitadas nas categorias Cultura Popular, Dança e Música. Clique aqui e confira o resultado dos recursos. Para o resultado das propostas habilitadas, clique aqui.

A convocatória é promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Dentre as atrações artísticas selecionadas estão grupos como quadrilhas juninas, cirandas, grupos de coco, xaxado, bacamarteiros, bois, trios de forró pé de serra, bandas de forró e artistas solo, entre outros.

O modelo adotado garante apoio a dezenas de festas juninas municipais e a eventos importantes do calendário junino de Pernambuco, através de contratações de artistas e grupos selecionados na convocatória e ligados à tradição junina.

Segundo o secretário Estadual de Cultura, Oscar Barreto, a participação dos artistas e grupos culturais de Pernambuco na convocatória marca um importante passo na retomada da cultura neste ano. “Por meio dela o Governo de Pernambuco irá apoiar, com foco nas nossas manifestações da cultura popular, uma diversidade de festividades juninas espalhadas em todas as regiões do Estado. É um formato que vem garantindo a circulação dos cantores, bandas e grupos de forró, coco, ciranda, entre gêneros típicos desta época, em festas de várias cidades pernambucanas”, pontua o secretário Estadual de Cultura.

Severino Pessoa, presidente da Fundarpe, destaca a participação da classe artística na convocatória do São João da Retomada. “A adesão dos artistas e grupos culturais ao chamamento público fará do São João deste ano uma festa rica e tradicionalmente pernambucana. Vale ressaltar que também serão apoiados dezenas de encontros tradicionais do Ciclo Junino espalhados por todo o Estado”.

A secretária Estadual de Turismo e Lazer, Milu Megale, celebra o retorno às grandes festas públicas no Estado, responsáveis por atrair milhares de turistas a Pernambuco. “Além de ser uma festa muito tradicional, que motiva os pernambucanos, o São João movimenta a nossa economia, gera empregos em diversos setores da cadeia do turismo. Tenho certeza de que faremos o maior São João de todos os tempos!”, vibra a gestora.

O presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista, reitera a importância de realizar um grande São João como parte da retomada do turismo do Estado. “Estamos em plena retomada do turismo, com a recuperação da malha aérea, bons índices no volume das atividades turísticas, então o São João chega como um produto muito importante neste momento. É uma festa que o pernambucano sabe fazer como ninguém e que encanta os turistas”, conclui.

Clique aqui e confira a convocatória do Ciclo Junino 2022 e seus anexos.

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...