Advertisement

Facebook

Chuvas devem reduzir na Mata Sul e Agreste de PE neste fim de semana, informa Defesa Civil

Foto: Pixabay

As chuvas que atingiram a Mata Sul e Agreste de Pernambuco, nesta quinta-feira (16), devem se encaminhar ao estado de Alagoas já a partir desta sexta (17). Com isso, as regiões castigadas pela chuva devem ter um fim de semana mais ensolarado. Na Mata Sul, houve diversas ocorrências registradas relacionadas a alagamentos, inundações e quedas de barreiras.

Os destaques foram para a comunidade localizada na Usina Santa Teresa, no município de Água Preta, que por conta dos alagamentos 50 famílias ficaram desalojadas. Houve também danos na comunidade de Várzea do Una, em São José da Coroa Grande. O Rio Jacuípe e os pequenos afluentes do Rio Una, na cidade de Barreiros, inundaram algumas casas em Santa Gorete e Lotes.

No Agreste, uma mulher morreu em decorrência de um desabamento de uma residência na zona rural de Bom Conselho, distante 282 km da capital pernambucana.
Municípios como Barreiros, São José da Coroa Grande, Água Preta, Xexéu e Palmares registraram índices entre 80 a 150 mm de chuvas. “De acordo com o plantão da Apac, as chuvas nessas regiões devem permanecer na classificação de moderada, com tendência a diminuírem durante a noite e se dissiparem até amanhã. Na RMR a previsão é de chuvas fracas”, alertou a Defesa Civil de Pernambuco.

"As chuvas tiveram origem em uma frente fria. Quando ela passa deixa umidade e instabilidade na atmosfera, que são ingredientes para causar chuvas", explica o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Fabiano Prestrelo.

Situação dos rios
O Rio Panelas em Belém de Maria e o Rio Sirinhaém, no Engenho Bento em Joaquim Nabuco, encontram-se na cota de pré-alerta, informou a Defesa Civil de Pernambuco. Já o Rio Canhotinho, município de Canhotinho, está em alerta.

O rio Pirangi no município de São Benedito do Sul e o Rio Jacuípe, afluente do Rio Una em Barreiros, estão na cota de inundação. O Rio Una, nas cidades de Catende, Palmares e Barreiros, encontra-se com tendência de subida, porém dentro da conta de segurança.

Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado segue acompanhando a situação em todo Estado e orienta a população que siga as orientações da Defesa Civil de seu município e caso seja necessário entre em contato com a mesma, ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) permanece em alerta 24 horas através da Central de Operações pelos telefones 199 ou 3181-2490.

Folha de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...