Foto: Amannda Oliveira

O Governo de Pernambuco está com convocatória artística aberta para o Ciclo Junino 2022, que este ano vem com o tema São João da Retomada e tem o objetivo de contratar artistas, grupos e agremiações para compor a programação de atrações nos municípios pernambucanos que realizam os festejos juninos.

Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o chamamento público é voltado para atrações nas categorias de Cultura Popular, Dança e Música. Clique AQUI e confira a convocatória.

As inscrições das propostas artísticas deverão ser feitas até as 17h59 do próximo dia 25, pela plataforma Prosas (www.prosas.com.br/editais/11146-convocatoria-do-ciclo-junino-de-pernambuco-2022). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 9 de junho deste ano.

Para este ano, artistas e grupos que tiveram habilitação nos editais dos Ciclos Juninos promovidos pela Fundarpe/Empetur em 2018 e 2019, mesmo que não tenham sido contratados, estarão automaticamente habilitados, devendo apenas apresentar a documentação completa e atualizada, conforme descrito na convocatória.

Secretário Estadual de Cultura, Oscar Barreto ressalta a importância do formato de chamamento público dos artistas. “A convocatória é a reafirmação de uma conquista importante dos fazedores de cultura e marca mais um passo da retomada da cultura neste ano. Todo o foco do investimento do Estado para os ciclos pretende atender uma demanda da classe artística, em conjunto com o que foi construído pela política cultural, e no nosso São João não seria diferente”.

Para Severino Pessoa, presidente da Fundarpe, a convocatória para a formação da grade de programação artística do São João da Retomada é uma importante ferramenta para a classe cultural. “O Ciclo Junino é um momento importante que temos para difundir nossa cultura e valorizar artistas locais. Queremos promover uma festa integrada e contamos com a adesão dos artistas no chamamento público para fazer um São João rico e tradicionalmente pernambucano”.

A secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale, celebra o retorno às grandes festas públicas no Estado, responsáveis por atrair milhares de turistas a Pernambuco. “Além de ser uma festa muito tradicional, que motiva os pernambucanos, o São João movimenta a nossa economia, gera empregos em diversos setores da cadeia do turismo. Tenho certeza de que faremos o maior São João de todos os tempos!”, vibra a gestora.

O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, reitera a importância de realizar um grande São João como parte da retomada do turismo do Estado. “Estamos em plena retomada do turismo, com a recuperação da malha aérea, bons índices no volume das atividades turísticas, então o São João chega como um produto muito importante neste momento. É uma festa que o pernambucano sabe fazer como ninguém e que encanta os turistas”, conclui.

Serviço:
Convocatória do Ciclo Junino de Pernambuco 2022
Inscrições de 7 a 27 de maio, até às 17h59