Advertisement

Facebook

Semana de Conscientização e Combate ao Racismo é encerrada em Garanhuns

Foto: Vinicius Vilela


No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) encerrou, nessa segunda-feira (21), as atividades da I Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo. Desde o dia 14 de março, diversas ações foram realizadas na cidade e nos Quilombos, homenageando o Líder Quilombola do Timbó, o senhor Expedito Ferreira da Silva. A semana também contou com a parceria da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Comunicação Social.

Pela manhã, apresentações culturais do Projeto Batuque com os alunos que participaram da oficina de percussão, realizada nos quilombos; além da apresentação das meninas do “Negras do Ubutum”, abrilhantaram o evento no Espaço Cultural Luiz Jardim. Logo após as apresentações, pequena passeata até a Prefeitura foi realizada contando, ao final, com as presença da secretária Eliane Madeira; do vereador Juca Viana; do secretário de Comunicação Social Ronaldo César; da coordenadora da Semana, Aline Lima; do secretário de Governo, Gedécio Barros e da articuladora dos quilombos, a senhora Aparecida Nascimento. Lino MC, com “rap poesia”, encerrou as atividades da manhã.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, agradeceu todo o empenho da gestão em realizar a semana em tempo recorde: “A Lei foi sancionada em Janeiro, então, nossa equipe correu contra o tempo e não mediu esforços para essa realização. Em nome do Prefeito Sivaldo Albino, que nos confiou essa missão, agradeço toda a equipe da Assistência, Cultura e Comunicação. Que no próximo ano, possamos executar um evento ainda maior, com participação de todas as pastas, já que é um tema que permeia toda a sociedade. Esta gestão seguirá firme cuidando dos Direitos Humanos”, reforçou Eliane Madeira.

Discussões – Ao fim do dia, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), uma mesa redonda com o tema “Anti-racismo, branquitude e religião”, fechou a semana de atividades. Os professores Acauam Silvério, João Carlos Pinto, José Luiz Xavier Filho, Ismael Tenório e André Soares, bateram um papo esclarecedor sobre a temática. O evento atende a Lei nº 4.873/2022, de autoria do vereador José Juca Viana. A partir de agora, a semana fará parte do calendário oficial de eventos do município, sempre antecedendo o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Informações: Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...