Advertisement

Facebook

Pernambuco amplia capacidade de público em eventos e elimina comprovação de teste negativo

Imagem: Pixabay

A capacidade de pessoas em eventos no Estado de Pernambuco foi ampliada para até 10 mil pessoas ou 70% da capacidade do local, valendo o que for menor, seja em locais abertos ou fechados. As novas medidas do Plano de Convivência com a Covid-19 no Estado foram anunciadas pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, e já valem a partir desta quarta-feira (16). Continua obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do passaporte vacinal.

A partir desta quarta, bares, restaurantes, cinemas, museus e demais espaços culturais podem atuar com 100% da capacidade, também com a apresentação do passaporte vacinal.

Uma novidade apresentada pelo governo estadual é que, para entrar em estabelecimentos, será exigido esquema vacinal completo, inclusive a dose de reforço para maiores de 18 anos.

Já os adolescentes a partir dos 12 anos precisam apresentar a comprovação de duas doses. Não serão necessários testes negativos de Covid para entrar nos eventos.

“É importante frisar que todos os protocolos devem ser mantidos, como questão de segurança, do mesmo jeito que o uso das máscaras também se mantém como um grande aliado no combate ao vírus e o que a gente espera é que possamos analisar nos próximos dias para que a gente possa avançar ainda mais nessa flexibilização”, informou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Sídia Haint.

O uso de máscara continua sendo obrigatório em Pernambuco. “Isso pode ser reavaliado no final do mês”, diz o secretário André Longo, embasando-se em instituições científicas que atestam a importância do uso das máscaras.

“Nós achamos importante ainda manter a máscara em Pernambuco mesmo em locais abertos até que a gente tenha um patamar de controle da doença mais significativo. Nós vamos reavaliar essa possibilidade no final do mês de março e, caso decidamos pela retirada da máscara, isso vai acontecer de forma gradual, preservando a saúde e a vida das pessoas, especialmente nesse momento de sazonalidade, onde não há apenas o Covid-19 circulando. Achamos prudente e necessário manter as máscaras”, afirmou o secretário.

Segundo ele, os indicadores da Covid-19 em Pernambuco apresentam queda, com uma redução de 95% de positividade dos testes registrados no Lacen-PE nas últimas seis semanas. Os dados da Central de Regulação Hospitalar evidenciam que, no período de 6 a 12 de março, 251 pedidos por leitos de terapia intensiva foram solicitados, um número que apresenta diminuição de 19% em uma semana e o menor de 2022.

Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...