Advertisement

Facebook

Em março, abril e maio de 2022, o Teatro de Retalhos circula Pernambuco com o Fogo Corredor



Na primeira fase do projeto, o grupo percorreu comunidades indígenas do interior, passando por três territórios: Xucuru, Kapinawá e Pankararu. Agora, com incentivo da Fundarpe, Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo do estado de Pernambuco, chega a mais cinco cidades. 

A primeira parada é em Iguaracy, no Sertão do Pajeú. Depois, o espetáculo Malassombros – Contos do Além Sertão corre por Surubim, Petrolina, Bonito e Rio Formoso, respectivamente. As cidades foram escolhidas por terem registros de aparições de criaturas encantadas ou assombradas! 

Após cada apresentação acontecerá a roda de partilha, para compartilhar histórias e causos da tradição oral de cada lugar. Os saberes e registros audiovisuais colhidos das rodas de partilha estarão disponíveis nas plataformas digitais do grupo. Todas as ações da circulação serão acompanhadas por intérprete de LIBRAS. 

A escuta de lendas e causos faz parte das pesquisas do Teatro de Retalhos desde 2014. A partir dos seus registros em vídeo e textos nasceu o curta-metragem Malassombros - Contos do Além Sertão. 

Em 2017 a pesquisa tem outro desdobramento, o espetáculo homônimo, criado a partir de histórias de tradição oral relacionadas às assombrações e criaturas fantásticas do Sertão e das figuras dos contadores de histórias sertanejos que compõem o nosso imaginário. 

De lá para cá, o espetáculo já circulou por diversas cidades de Pernambuco e dos estados da Paraíba, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Maranhão. 

As apresentações e rodas de conversa serão realizadas para um público reduzido, respeitando os protocolos de proteção contra o COVID 19. 

SINOPSE 

Dona Nina abre o terreiro de sua casa para receber todo mundo que gosta de ouvir histórias, mas não qualquer história! As de Dona Nina são de dar calafrios e arrepiar os cabelos! Mas não


precisa fugir correndo, com a ajuda dos vizinhos Seu Biu e Zé das Cangas e de um trio de músicos de primeira, nossa anfitriã pode acabar arrancando também umas boas risadas. 

Malassombros – Contos do Além Sertão é um lúdico resgate das histórias que povoam o imaginário do Sertão brasileiro. 

FICHA TÉCNICA 

Elenco: Caroline Arcoverde, Djaelton Quirino e Éder Lopes 

Músicos: Felipe Anderson, Jadson André e Ju Vieira 

Direção: Djaelton Quirino 

Texto e Músicas: Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino 

Figurino: Caroline Arcoverde e Auricélia Siqueira 

Cenografia: Djaelton Quirino 

Trilha Sonora: Tocha Ribeiro e Ju Vieira 

Sonorização: Adriano Galvão 

Iluminação: Tocha Ribeiro 

Contrarregras: Valete Sena e Françua Gomes 

Coordenação de montagem: Débora Freitas 

Produção Executiva: Djaelton Quirino 

Assistência de Produção Executiva: Éder Lopes 

Produção: Caroline Arcoverde 

Assistência de Produção: Alex Pessoa e Juliana Aguiar 

Coordenação das rodas de partilha: Alex Pessoa e Juliana Aguiar 

Comunicação: Jéssika Bertani 

Fotografia: Anderson Lima 

Vídeos e arte gráfica: Robson Lima 

Ilustração: Hévilla de França


Informações: Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...