Advertisement

Facebook

Sesc apresenta em Garanhuns mostra fotográfica sobre tradições do povo Pankará

Exposição “Pankará: Encantados da Serra”, do fotógrafo e produtor cultural Eric Gomes, entra em cartaz nesta quinta-feira (30/09), às 17h, na Galeria de Artes Ronaldo White.

 

Foto: Eric Gomes

O Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc (CPC), localizado em Garanhuns, retoma as atividades da Galeria de Artes Ronaldo White com a exposição “Pankará: Encantados da Serra”, uma mostra fotográfica do fotógrafo e produtor cultural Eric Gomes, que traz um debate sobre identidade, território e representação no sertão de Pernambuco. A abertura será nesta quinta-feira (30/09), às 17h. A exposição financiada pelo Governo do Estado através do FUNCULTURA tem curadoria de Diógenes Moura e fica em cartaz até 31 de janeiro de 2022, com visitação gratuita de segunda a sexta, das 9h às 12h e da 13h às 18h. Escolas e instituições podem agendar horários especiais para visitação pelo telefone (87) 3761-2658.

O público poderá contemplar através das 31 imagens e um vídeo um apanhado do trabalho de documentação realizado por Eric Gomes em quase dez anos de parceria com o povo Pankará da Serra do Arapuá, localizada na área rural de Carnaubeira da Penha. “Ao longo desse tempo, consegui aprovar um projeto de pesquisa no Funcultura em 2015 chamado de Encantados da Serra, através do qual pude compreender as relações que existem entre território, identidade e representação e formular conceitualmente essa exposição. O grande estalo veio durante uma conversa com dona Emília Pankará, mãe da cacique Dorinha Pankará, quando indagou: ‘quem disse que não sou índia? Só porque sou preta e tenho o cabelo ‘ruim’?’”, explica Eric

Com um vasto acervo fotográfico em mãos, Eric conseguiu aprovação da exposição pelo Funcultura, em 2019. Em princípio, a mostra seria apresentada em 2020, mas precisou ser adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. As imagens trazem, também, uma reflexão sobre a relação histórica entre o povo Pankará da Serra do Arapuá e o quilombo-indígena Tiririca dos Crioulos com seus laços políticos, familiares e religiosos. Além disso, a articulação nacional com outros povos através das imagens registradas em Brasília durante três edições do Acampamento Terra Livre – ATL, quando indígenas de todo o Brasil se reuniram para trocar experiências políticas, formular e cobrar do governo ações de proteção ao território e viver indígena.

Eric Gomes – nascido no Recife, Eric se formou em 2002 em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. E foi durante as aulas práticas pelo interior do estado que surgiu a paixão pela fotografia, porque precisava registrar com imagens as características das áreas visitadas para produzir os relatórios das disciplinas. Após a graduação, chegou a ensinar em escolas, mas acabou se entregando de vez à fotografia, fazendo especializações.

Serviço: Exposição “Pankará: Encantados da Serra”
Abertura oficial: quinta-feira, 30 de setembro
Horário: 17h
Local: Galeria de Artes Ronaldo White do CPC – Rua Manoel Clemente, 136 – Centro
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Entrada gratuita
Informações: (87) 3761-2658

Informações: Claudio Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...