Advertisement

Facebook

Sertão de Itaparica recebe quatro Ações de Cidadania

                                                             Foto: Henrique Paparazzi/@defensoriaimagens

Uma série de serviços como atualização dos documentos, testes de saúde, assistência social e muito mais vão estar disponíveis nas quatro Ações de Cidadania que o Programa Governo Presente realiza em três cidades no Sertão de Itaparica. O primeiro evento acontece no distrito de Icó, em Petrolândia (quarta, dia 29 de setembro), no município de Itacuruba (quinta, dia 30), centro de Petrolândia (sexta, dia 1º de outubro) e em Floresta (sexta à tarde, dia 1º de outubro). Os eventos representam uma espécie de mutirão de serviços públicos e de divulgação de políticas sociais. A Ação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

Cerca de 140 mil atendimentos gerais já foram realizados somente neste ano, em todas as regiões do Estado. Os serviços são agendados para uma melhor organização do atendimento, evitando a formação de filas e facilitando a aplicação dos protocolos de proteção individual e coletiva. Na entrada da escola são aferidas à temperatura, o uso de máscaras de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. A Operação pela Prevenção distribui máscaras para quem não estiver usando no momento.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. Todo o processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita, enquanto que para a emissão da segunda via, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos também estará presente para quem quiser solicitar uma nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

Um posto avançado da Compesa estará presente e a população poderá fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

A Ação de Cidadania terá serviços para quem quiser ficar em dia com a saúde, como aferição da taxa de glicemia, da pressão arterial e da temperatura do corpo, fazer teste para identificar doenças como sífilis, HIV e hepatites. Serão apresentadas ainda informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos que ocorrem de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 61 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Petrolândia, distrito de Icó
Quarta-feira, dia 29 de setembro
Das 8h às 12h
Escola Estadual Icó Mandantes
Agrovila 9 Bloco 3, Limão Bravo, Distrito Icó
Com agendamento: CRAS - Avenida Dom Pedro II, 114 – Centro
 
Ação de Cidadania em Itacuruba
Quinta-feira, dia 30 de setembro
Das 14h às 18h
Erem Profª Maria de Menezes Guimarães
Rua Antônio Cabral Campos, 120, Centro
Com agendamento na Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Juventude
 
Ação de Cidadania em Petrolândia
Sexta-feira, dia 1º de outubro
Das 8h às 12h
EREM Maria Cavalcanti Nunes
Rua Capitão José de Souza Ferraz, 17, Centro
Com agendamento: CRAS - Avenida Dom Pedro II, 114 – Centro
 
Ação de Cidadania em Floresta
Sexta-feira, dia 1º de outubro
Das 14h às 18h
EREM Deputado Afonso Ferraz
Avenida Audomar Ferraz, sem número
Com agendamento na Secretaria de Assistência Social e Trabalho
Praça Antônio Ferraz, 144.

Ascom

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...