quarta-feira, 7 de julho de 2021

Prefeitura de Sertânia reúne Agentes de Saúde e de Endemias para discutir elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sertânia realizou uma reunião com Agentes de Saúde e de Endemias para discutir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A participação da população é um dos requisitos nesse processo e esses profissionais são ferramentas importantes para ajudar a envolver o maior número de pessoas. A coordenação está sendo feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia, que está realizando reuniões híbridas (presencial e on-line) para ouvir os atores diretamente envolvidos. Nas reuniões presenciais são adotadas todas as medidas de prevenção à Covid-19.

O plano será elaborado numa perspectiva de 20 anos e revisado a cada quatro. O objetivo é universalizar o acesso ao saneamento básico em todo município. A elaboração do plano é o primeiro passo para a universalização. “Ouvir esses profissionais, que são importantíssimos nesse processo, nos ajudará a reunir informações primordiais que irão contribuir na elaboração do Plano, que deve atender todas as necessidades da população”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia, Paulo Henrique Ferreira. De acordo com ele, está sendo executado o Plano de Mobilização Social visando garantir a participação da sociedade neste processo de elaboração.

 

Serão realizados vinte e um encontros setoriais, com sete comunidades, incluindo a sede do município, sendo três encontros por comunidade. Os Agentes de Saúde e de Endemias ajudarão a envolver toda a população, identificando os problemas para que sejam elencados no documento.  

 

Até a finalização do plano será feito um evento de diagnóstico participativo, que está ocorrendo nesse momento, outro de prognóstico, que é a próxima etapa, com a participação da população e o último de programas e projetos para traçar as ações que permitirão ao município universalizar o saneamento. Serão discutidos os quatro eixos trabalhados no plano: Sistema de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Manejo de Águas Pluviais, visando abranger toda a extensão rural e urbana do município.


A reunião foi realizada na última segunda-feira (05) e contou também com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Antônio Cajueiro Neto, que também faz parte da coordenação, a coordenadora de Atenção Básica do Município, Rosinelândia Leandro, representando a Secretaria de Saúde de Sertânia, além de Cayo Farias Pereira, engenheiro da empresa Empatech e coordenador da equipe de engenharia do Comitê Executivo. 


ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário