terça-feira, 1 de junho de 2021

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco abre mais de 15 mil vagas em cursos técnicos



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), abre seleção para o preenchimento de 15.083 vagas em 35 cursos técnicos em todas as regiões do Estado. Deste total, 7.223 são para a modalidade EAD Semipresencial, e 7.860 para Subsequente Presencial. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 10 no site da SEE (https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/). As aulas estão previstas para começar no dia 02 de agosto. 


Na modalidade EAD Semipresencial, as aulas acontecem à distância, com encontros semanais e provas presenciais ao final do módulo. Podem se inscrever para esta modalidade estudantes do 2º ano do Ensino Médio em diante ou que já concluíram esta etapa de ensino. Já a modalidade Subsequente Presencial é voltada para pessoas que já concluíram o Ensino Médio, com aulas presenciais. 


“O Governo do Estado segue sempre buscando oportunidades para que os pernambucanos possam ter uma melhor formação e, consequentemente, mais oportunidades profissionais. O lançamento deste edital neste momento é mais uma conquista para todos os nossos estudantes”, afirma o secretário de Educação do Estado, Marcelo Barros. 


Estão sendo ofertados cursos como Enfermagem; Rádio, TV e Internet; Design Gráfico; Tradução e Interpretação de Libras; Nutrição e Dietética; Desenvolvimento de Sistemas; Redes de Computadores; Recursos Humanos; Mecânica; e Multimídia em 46 Escolas Técnicas Estaduais espalhadas por 59 municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste, Zona da Mata e Sertão. 


"Nós estamos com um processo muito forte de interiorização de novos cursos. A região Agreste, por exemplo, recebe os cursos de Produção de Áudio e Vídeo; Rádio, TV e Internet. Já o Sertão recebe os cursos de Enfermagem e Técnico em Edificações. Fortalecer o interior do Estado e interiorizar a nossa experiência de educação profissional é uma prioridade, pois queremos formar profissionais que serão muito importantes para reconstruir a nossa economia após a pandemia", frisa George Bento, gerente geral de Educação Profissional da SEE.


Para realizar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no site da Secretaria de Educação e Esportes, e validar o cadastro via e-mail. As provas serão realizadas de 14 a 22 de junho no formato eletrônico e remoto, com 20 questões objetivas de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. O período da matrícula é de 05 a 09 de julho, e os candidatos devem fazê-la presencialmente na escola/polo.


Protocolo de Segurança - Para que as atividades presenciais dos cursos técnicos sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco elaborou um caderno de protocolo com regras que garantem o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença.

É importante destacar que todas as escolas estão preparadas para receber os estudantes, professores e demais profissionais, pois seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação.  

Confira aqui a íntegra do Protocolo Setorial de Educação.

Conectividade - As aulas da Educação à Distância (EAD) estarão disponíveis no aplicativo “Conecta Aí”, ou seja, os estudantes da EAD poderão acessar os conteúdos gratuitamente, sem a necessidade de utilizar seu pacote de dados. O programa “Conecta Aí” patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom, e também auxilia os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas de aulas não presenciais e outras atividades complementares e podcasts.

Além disso, o programa também auxilia os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes através da plataforma Educa-PE. 

Cronograma de inscrição

Período de inscrição dos candidatos: 1 a 10/06/2021

Realização das provas objetivas: 14 a 22/06/2021 

Divulgação da prova para revisão: 25/06/2021

Recebimento de Recursos: 25 a 28/06/2021 

Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos): 01/07/2021 

Período de matrícula: 05 a 09/07/2021

Divulgação do Resultado – 1º remanejamento: 13/07/2021 

Período de matrícula – 1º remanejamento: 14 a 15/07/2021 

Divulgação do 2º remanejamento: 19/07/2021

Início das aulas: 02/08/2021


Carina Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário