Advertisement

Facebook

Arcoverde dá início à campanha ‘Tuberculose tem cura!’


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde iniciou, na última segunda-feira, 22 de março, a campanha ‘Tuberculose tem cura!’. A iniciativa se estende com programação durante toda esta semana, sendo direcionada para alertar quem está apresentando sintomas como tosse por mais de três semanas, cansaço, dor no peito, suor frio durante o sono, emagrecimento rápido e febre baixa. Com o aparecimento destes sintomas, é recomendável procurar de imediato a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

Na próxima quarta-feira (24/03), haverá atividade educativa e de esclarecimentos sobre a doença, no Hospital Regional Ruy de Barros Correia. E na sexta-feira (26/03), a equipe responsável pela campanha irá ao Centro do Idoso de Arcoverde promover uma roda de conversa abrangendo a temática de cuidados com a saúde.

A tuberculose se caracteriza por ser uma doença contagiosa, que atinge todos independente do sexo, raça e classe social. Ela é ocasionada pela bactéria Bacilo de Koch e caso não seja tratada, pode levar à morte. A transmissão ocorre por meio de tosse ou de espirro de pessoas doentes, aumentam o risco do contágio especialmente em lugares pouco ventilados ou com muitas pessoas.

O diagnóstico é dado por meio de exame clínico e de exame de escarro oferecidos nas unidades.  É importante para quem apresentar os sintomas iniciais da tuberculose, buscar o auxílio em uma unidade de saúde, onde além dos exames, terão à disposição o tratamento gratuito em casos constatados. A duração do tratamento é de aproximadamente seis meses com medicamento diário, indicado durante o acompanhamento que é oferecido na rede municipal.

A tuberculose é mais comum de acometer o pulmão, mas também pode atingir outras partes do corpo, como ossos, rins, olhos, meninges, pele, entre outros locais. Por isso é imprescindível o diagnóstico precoce, para que os devidos tratamentos sejam promovidos, dependendo de cada caso da doença.   

Ascom – Prefeitura de Arcoverde

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...