Advertisement

Facebook

Festival Excluso, Eu? estreia nesta quinta-feira com uma palhaça com deficiência à procura de emprego

 

Está chegando a hora! O Festival Excluso, Eu? estreia nesta quinta-feira (25), às 19h. A primeira atração é com o primeiro episódio do espetáculo Birita Procura-se, que conta a história de uma palhaça com deficiência à procura de emprego. O solo, assim como todo o festival, vai ter transmissão gratuita pelo canal da companhia A Casa das Lagartixas no Youtube.

  Com mais três noites de apresentações e debates que colocarão na mesa a participação e o profissionalismo das pessoas com deficiência, as produções que estão na programação do Excluso, Eu? mostram e discutem questionamentos e atitudes em relação aos mais diversos tipos de deficiências.

No segundo dia do festival (26), além de mais um episódio de Birita Procura-se (19h), vai rolar a exibição do curta-metragem ProfanAção, às 22h. O filme  da Companhia Estela Lapponi, que é indicado para maiores de 16 anos, é protagonizado por cinco artistas com deficiência que se deparam com diversas perguntas enviadas pelo público que revelam a curiosidade em torno de seus corpos.

A programação segue no sábado (27), mas desta vez a atração que abre o dia é o primeiro debate do Café com Prosa, com o tema O Protagonismo DEF, explodindo territórios. Esse encontro está marcado para as 17h. Em seguida, às 19h, tem o terceiro episódio do Birita, Procura-se.

 

A noite termina com o espetáculo Pudesse ser apenas um enigma, de Jéssica Teixeira, às 22h. Nele, que é indicado para maiores de 14 anos, a atriz cearense faz uma desmontagem de seu primeiro solo, “E.L.A”, que surge de uma pesquisa de Jéssica a partir do próprio corpo estranho da atriz, produtora e diretora.

 

No domingo (28), o Festival Excluso, Eu? retoma as apresentações às 15h, com o espetáculo Baú de Histórias, da Trupe Sentidos, de São José dos Campos (SP). De forma lúdica e com classificação livre, ele desperta no público as necessidades de quebrar as barreiras da comunicação e que as realidades podem mudar.

 

A segunda atração de domingo, é a vez do último debate Café com Prosa, com o tema Política e Economia DEF, que rola às 17h. Para encerrar o Festival Excluso, Eu?, às 19h, tem o último episódio de Birita, Procura-se.

 Festival dá protagonismo às pessoas com deficiência

Além dos artistas que protagonizam os espetáculos e o curta-metragem, a maioria dos profissionais que estão nos bastidores possui alguma deficiência. Estão na direção-geral, nas artes gráficas, na assessoria de comunicação e outras funções.  

Uma das inspirações para produzir o Festival Excluso, Eu? é a necessidade que o grupo tem de explorar seu próprio potencial profissional. De acordo com o último Censo, realizado em 2010 pelo IBGE, o Brasil tem uma população de aproximadamente 25% que se declara com algum tipo de deficiência.

Acessibilidade em primeiro lugar

Todos os eventos e materiais de divulgação contarão com recursos de acessibilidade de comunicação: como audiodescrição e intérprete de Libras.

Programação

Dia 25 - Quinta-feira

19h - Birita Procura-se (Ep. 1)


Dia 26 - Sexta-feira

19h - Birita Procura-se (Ep. 2)

22h – ProfanAção (+16)


Dia 27 - Sábado

17h –Café com Prosa: O Protagonismo DEF, explodindo territórios

19h - Birita Procura-se (Ep. 3)

22h - Pudesse ser apenas um enigma (+14)


Dia 28 - Domingo

15h - Baú de Histórias (Livre)

17h – Café com Prosa: Políticas e economias DEF 

19h - Birita Procura-se (Ep. 4)

* Todos os espetáculos ficarão disponíveis por 24h no canal da Cia Casa das Lagartixas no Youtube.


O Festival Excluso, Eu? é realizado e produzido pela Cia. Casa das Lagartixas Teatro Clube, por meio da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020 de 29 de junho de 2020, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal,  com apoio da Ska Web Results e da Luis Daniel Assessoria de Imprensa.

Informações: Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...