sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Documentário conta a história de 5 mulheres no Samba de Coco arcoverdense


No próximo dia 20 de fevereiro será lançado o documentário " Mulheres da Roda do Samba de Coco Arcoverdense", da produtora cultural e musicista Amanda Lopes. “Este projeto parte de uma pesquisa pessoal da produtora. A pisada , A Batida , A voz , A memória - foram fundamentadas por homens, mas dentro desta brincadeira sempre houve a produção feminina. Inclusive, nos dias atuais algumas mulheres inclusive assumiram a posição de liderança nos grupos e é isso que vamos mostrar", destacou Amanda ao blog. A iniciativa é contemplada pelo edital de Segmentos Artísticos na Lei Aldir Blanc, do Município de Arcoverde”.

Arcoverde é a "Capital do Samba de Coco", possui este título graças ao protagonismo de grandes figuras históricas. São muitos os mestres(as) e brincantes que nutrem diariamente esta tradição.

O coco é um ritmo que dialoga diretamente com as comunidades periféricas e rurais porque nasceu dentro destes espaços.

Apenas após a década de 60 foi que as mulheres passaram a ter mais espaço dentro da brincadeira. Foi uma luta a conquista destas posições e até hoje essa luta ainda é persistente.

O projeto vai protagonizar mulheres/mestras de Arcoverde, que nos últimos 10 anos atuam na preservação do ritmo do samba de coco. O documentário vai mostrar a história de:

* Amanda Lopes - Única figura feminina que executa o instrumento do surdo arcoverdense (Produtora e musicista do Coco Irmãs Lopes).

* Severina Lopes - Única mestra mulher do coco de Arcoverde (Cantora e memória viva da tradição do Samba de Coco da Família Lopes) .

*Dona Maria Gomes - Única figurinista de coco (Backing vocal e dançarina do Samba de Coco Trupé de Arcoverde).

*Daiane Calixto - Primeira mulher a criar coreografias sonoras com o tamanco do samba de coco ( Dançarina do Coco Raízes).

*Iran Calixto - Uma das vozes femininas que mais caracterizam o coco de Arcoverde (Produtora e Vocalista do Samba de Coco Raízes de Arcoverde).

FICHA TÉCNICA:

*Concepção Artística/ Direção/ Roteiro: Amanda Lopes.

*Registro /Fotografia/Edição: C*zar.

*Assistente de Produção: Werner Lopes.

*Participação Especial (Pesquisadora): Patrícia Brandão.

*Crianças Convidadas: Ana Lília – Samuel Gomes – Raquel Gomes – Teresa Valentina – Maysa Gomes – Artur Nogueira.

*Música e Letra : Amanda Lopes

Serviço:

" Mulheres da Roda do Samba de Coco Arcoverdense"

Data: 20 de fevereiro

Horário: 19h30

Onde: No Youtube AQUI

Amannda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário