Advertisement

Facebook

Cia.2 Promove a 2.ª edição do Festival Itinerante Pare, Olhe, Sinta! Festival de Teatro, Circo e Dança de Buíque

Foto: Leonardo Silva

Circo, Dança, Teatro, Cultura Popular, Oficinas. Já pensou tudo isso aí em sua casa? Pois prepara a pipoca e ajeita o sofá porque de 01 a 07 de março a Cia. 2 em Cena preparou uma programação bem especial para compor a 2ª edição do Pare, Olhe, Sinta! Festival Itinerante de Teatro, Circo e Dança de Buíque. Este projeto tem a idealização, direção geral de produção e produção executiva do artista e produtor cultural Arnaldo Rodrigues. Arnaldo Rodrigues é natural de Buíque – PE, mas aos 02 anos de idade foi embora da cidade com seus pais para morar em Petrolina – PE. Atualmente ele reside em Recife - PE. Em 2013 regressou à sua terra natal e por ela se apaixonou ao ver e perceber quão cultural e linda era a cidade, mas percebeu, também, que o poder público municipal não tinha políticas culturais para amparar os artistas locais e deixando, portanto, os artistas à própria sorte e carregando todo o peso de resgate e manutenção da cultura e arte buiquense. Ao perceber a situação do cenário artístico e cultural buiquense Rodrigues se sentiu sensibilizado e intimado a contribuir com a produção cultural de sua cidade natal, a qual o arrebatou de encantamento.

 Seguindo os protocolos de segurança e prevenção à pandemia da COVID-19, nesta edição será exibida toda a programação on-line, através do canal da Cia. 2 em Cena no YouTube (link no fim da matéria) e, também, através do instagram da Companhia. Integra a programação três workshops, dois espetáculos de dança popular, um espetáculo de teatro e um espetáculo de circo.

 

Foto: Leonardo Silva

Na segunda edição do Festival, a curadoria buscou difundir a arte e cultura dos artistas buiquenses marcadas pela tradição dos povos indígenas e quilombolas, haja vista que são herdeiros da cultura e arte dos povos originários desse município. O festival, também, traz na sua programação espetáculos da região que dialogam com a cultura local. A necessidade de convidar espetáculos de cidades da região foi, infelizmente, pelo fato de Buíque não ter produção de espetáculos de teatro e circo, devido a isto, o conceito da edição deste ano é ter na programação apenas produção local com intuito de valorizar a cultura local e fazer com que os buiquenses se vejam espelhados em suas obras artísticas realizadas pelos artistas da terra. Além dos espetáculos, compõem a programação workshops que desvendam um pouco à história e danças do Povo Kapinawá, a confecção de mamulengos e a feitura de malabares artesanais.

SE LIGA NA PROGRAMAÇÃO:

01/03/2021 – 19h:00 - OFICINA DE DANÇAS ÍNDIGENAS (Oficina de toré e coco do Povo Indígena Kapinawá da Aldeia Mina Grande, ministrada por Beatriz Kapinawá e Bruno Kapinawá) (Buíque-PE)

02/03/2021 – 19h:00 - OFICINA DE TEATRO (Confecção de mamulengo, ministrada por Sebastião Simão Filho). (Olinda-PE)

03/03/2021 – 19h:00 - OFICINA DE CIRCO (confecção de malabares artesanais ministrada por Mateus Silva). (Recife-PE)

04/03/2021 – 19h:00 – Espetáculo de dança: TORÉ E COCO DO POVO INDÍGENA KAPINAWÁ / Aldeia Indígena Mina Grande (Buíque-PE)

05/03/2021 – 19h:00  –  Espetáculo de circoDECRIPOLOU TOTEPOU Odília Nunes ( Minadouro-PE).

06/03/2021 – 19h:00  – Espetáculo de teatro: ESPELHO DA LUA / Tropa do Balaco baco. (Arcoverde-PE).

07/03/2021 – 19h:00  Espetáculo de dança: SAMBA DE COCO/ Grupo Resgate da Alegria da Comunidade Quilombola Mundo Novo. (Buíque - PE).

Para acompanhar a programação é necessário acessar o link do canal da Cia. 2 em Cena no youtube: https://m.youtube.com/user/arnaldojsrodrigues. Ou seguir o perfil da Cia. 2 em cena no Instagram: https://instagram.com/cia2emcena?igshid=uk4vtuke5bl1 para poder ver os vídeo IGTV da programação do festival postados.

Aproveita e se inscreva no canal da Cia. 2 em Cena. Assim, você poderá acompanhar além desses, outros eventos da companhia e, ainda, dá uma olhadinha nos nossos espetáculos.

 O Pare, Olhe, Sinta! Festival de Teatro, Circo e Dança de Buíque tem o incentivo da FUNDARPE/SECULT, através da Lei Aldir Blanc Estadual (LAB PE), este projeto tem a idealização, direção geral de produção e produção executiva do artista e produtor cultural Arnaldo Rodrigues.

 

FICHA TÉCNICA DA EQUIPE DE PRODUÇÃO DO PROJETO:

Diretor geral de produção: Arnaldo Rodrigues;

Coordenação de produção de Alexsandro Silva;

Produtor executivo: Arnaldo Rodrigues;

Assistente de produção executiva: Anesio Marcilio dos Santos Pereira;

Produtora executiva local: Anailsa Torres

Apoio de produção: Ricardo Vendramini;

Designer gráfico: Java Araújo;

Social mídia: Thaís Silva;

Interprete em libras: Ênio Felipe

Captação de imagens em vídeo: Coringa Comunicação visual;

Capitação de som: Neném Pancadão;

Editor/montador de videio: Davison Wescley;

Fotógrafo e assessor de comunicação: Leonardo Silva;

Administrador: Arnaldo Rodrigues.

 Informações: Leonardo Silva

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...