Advertisement

Facebook

Gestão Wellignton Maciel vai transformar a cidade que temos na cidade que queremos, diz Aildo Beserra em entrevista ao Blog

Foto: Amannda Oliveira

O termo “Mãos a Obra” promete ser uma marca registrada da gestão Wellington Maciel em Arcoverde. Se durante a campanha a promessa era de muito trabalho pra fazer Arcoverde avançar, em poucos dias de gestão, o que se percebe é que ele pretende cumprir e rápido com o que disse no palanque. Estivemos visitando os bairros da Cohab 02, São Cristóvão, Jardim da Serra, Tamboril e Boa Vista verificando algumas necessidades que são um grande desafio da gestão, assim como praças e locais no centro da cidade. 

Jardim da Serra / Foto: Amannda Oliveira

Para Joseli maria dos Santos , moradora do Jardim da Serra " O meu maior sonho é ver a minha rua calçada pra quando for no tempo de chuva , eu possa sair e voltar pra casa sem correr o risco de cair e me atolar nas lamas. Para Luiz Eduardo de 13 anos, o pedido é diferente : Eu queria uma praça aqui pra gente se divertir e praticar esportes."

Durante a campanha eleitoral, o prefeito de Arcoverde prometeu que a periferia da cidade teria um olhar especial voltado para ela e ao conversar com moradores e circular pelos bairros, a necessidade de se investir em saneamento básico, calçamento, moradia, arborização, iluminação pública e espaços de convivência e lazer se tornam evidentes. 

Foto: Amannda Oliveira

Para dona Maria José, moradora da Cohab II, a necessidade é retirar o lixão que começou a ser colocado no bairro e trazer investimento em saneamento e mais espaço de laser para a comunidade. "Quando fizeram essa praça aqui foi uma alegria danada. Mais depois começaram a encher tudo de lixo. É muita muriçoca aqui , rato, mal cheiro. Isso não era assim não minha filha. Eu queria que o prefeito desse uma solução pra nós sabe."

Em conversa com o Secretário de Obras e Projetos Especiais, Aildo Beserra, conversamos sobre o que vimos e ouvimos. Confira a nossa entrevista:

BLOG: No ano de 2020 a cidade recebeu um reforço na iluminação pública em calçamentos e asfalto. Dá pra nos falar sobre isso e nos fornecer informações com esses dados de número de ruas beneficiadas? 

AILDO: O Município investiu fortemente em iluminação pública, bairros como as COHAB 1 e 2, São Geraldo, Boa Esperança, São Cristóvão e todas as praças foram iluminadas com LED, algo em torno de 35% do parque de iluminação da cidade, o que além de melhorar a segurança promove uma considerável economia. 

No que tange a pavimentação, com a Usina de Asfalto chegamos ao Tamboril, São Cristóvão, São Geraldo, Boa Vista e Centro ao todo foram 17 vias. E outras vias em paralelo em diversos bairros da cidade: Jardim Petrópolis, Sucupira, Boa Vista, JK, São Cristóvão tiveram ruas pavimentadas. 

BLOG: Estivemos visitando diversas ruas da periferia do município e perguntando aos moradores o que eles gostariam que a sua rua tivesse. A resposta de grande parte deles foi calçamento, saneamento e espaço de laser. De modo particular praças. Existe alguma previsão ou projeto da nova gestão voltado à reforma de praças e criação de novas? 

AILDO: Das prioridades do Prefeito Wellington Maciel é trabalhar de fora pra dentro, tanto que quando me convidou pra continuar na secretaria, o convite foi visitando bairros e o Prefeito indicando suas prioridades: Pavimentação do acesso à vila do presídio e novo Arcoverde, Jardim da Serra, Arco íris e veraneio são prioridade. Praças como Santa Terezinha, Água de beber e segunda etapa da praça da bandeira já tem recursos contratados. 
Outras como do escorrego no São Cristóvão, São Miguel e Boa Esperança estão na pauta. 
Todas os nossos projetos terão como base um estudo das comunidades no entorno que serão beneficiadas. Nosso objetivo é que as pessoas se apropriem das obras que serão entregues.
Também estamos projetando a segunda etapa do parque linear dentro do conceito de parque urbano, que prevê um percentual de 60% de área verde.

BLOG: Ainda falando sobre as praças, quando termina a reforma da Praça da Bandeira. Sabemos que a primeira etapa da obra foi concluída e percebemos a ansiedade da população em relação a esse espaço que faz parte da memória afetiva de muita gente. O que pode nos adiantar sobre ela? 

AILDO: A segunda etapa da Praça da Bandeira está em fase final de contratação junto a Caixa Econômica Federal. Nossa intenção é licitar nos próximos meses. O que posso adiantar é que ela terá parque infantil. 

BLOG: Em bairros de periferia encontramos muitos moradores que moram em terremos irregulares, ou em casas que representam perigo aos moradores. Isso também acontece em algumas localidades da zona rural. Existe algum projeto da gestão Wellington Maciel voltado à questão da moradia? 

AILDO: Vamos lançar um programa de regularização fundiária de interesse social: o MORADIA LEGAL, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco. Lançaremos também o REURBE destinado as famílias que não são de baixa renda. 

Nossa equipe social já está fazendo diagnóstico das habitações em situação de risco, cadastrando essas famílias para que possamos captar recursos. 

BLOG: Vamos falar sobre acessibilidade. Arcoverde possui um desafio em relação à acessibilidade. Temos visto a cada dia que passa a necessidade de fazer da cidade um lugar de todos. Na Avenida Antônio Japiassú temos rampas que não dão pra lugar algum, calçadas tomadas por ambulantes e em alguns casos, produtos de lojas e ainda bares que fecham a calçada com grades impedindo o ir e vir dos pedestres. Como fazer da cidade um lugar de todos com tantos obstáculos? 

AILDO: Acessibilidade é condição sine qua nom quando se pensa em prontos públicos. É muito mais do que construir rampas fora da norma que não levam a lugar nenhum. Em parceria com a Arcotrans vamos buscar em primeiro lugar ter um Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Iremos construir passagens elevadas em alguns pontos da cidade. 

BLOG: As novas praças que serão construídas terão acessibilidade? Brinquedos para as crianças com deficiência poderem brincar? 

AILDO: Todo e qualquer projeto em nossa secretaria tem como base: acessibilidade. Estamos diagnosticando alguns gargalos para iniciar ações corretivas. 

BLOG: O que vem por aí? 

AILDO: Nos próximos dias estaremos apresentando um calendário de obras para os próximos meses. O prefeito deverá apresentar projetos que já temos prontos em nosso banco. 
Resumindo: Trabalho, trabalho, muito trabalho, sempre dentro da visão na cidade que nós temos para cidade que nós queremos. 

Amannda Oliveira 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...