Advertisement

Facebook

Enxaguante bucal mata coronavírus em 30 segundos no laboratório, diz estudo

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido, enxaguantes bucais com pelo menos 0,07% de CPC (cloreto de cetilpiridínio) são capazes de matar o coronavírus em 30 segundos, no laboratório. A substância ainda precisa ser testada em humanos antes de ser incorporada à rotina de cuidados contra a Covid-19.

O estudo foi publicado em versão pré-print, ou seja, ainda precisa ser revisado pela comunidade científica. Esse processo é fundamental para que se aponte qualquer fragilidade na pesquisa.

Em entrevista à BBC, Richard Stanton, principal autor do trabalho, explica que o líquido foi testado em laboratório “sob condições projetadas para simular a cavidade oral/nasal em um tubo de ensaio”.

O próximo passo do ensaio clínico é verificar se os enxaguantes bucais, de fato, diminuem os níveis de coronavírus de pacientes infectados – os resultados devem ser publicados no início de 2021.

Apesar de apresentar sinais considerados promissores, não há evidência científica de que o enxaguante possa ser usado como tratamento contra o coronavírus, já que não é aplicado no trato respiratório ou nos pulmões, onde costuma se concentrar a infecção.

Informações: R7.com

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...