sábado, 7 de novembro de 2020

Arcoverde ganha à primeira brinquedoteca em feira livre do Brasil na próxima quarta-feira

A Prefeitura de Arcoverde inaugura na próxima quarta-feira, 11 de novembro, no Centro Comercial Regional Vereador Ulisses de Brito Cavalcanti – Cecora, a Brinquedoteca Passos para o Futuro.

A Prefeita Madalena Britto ressalta que o equipamento é um espaço transformador e um grande passo dado para a erradicação do trabalho infantil em Arcoverde. “No espaço, as nossas crianças terão o melhor em infraestrutura física, brinquedos e material pedagógico para estimular o seu desenvolvimento e combater o trabalho infantil na feira e uma equipe multidisciplinar”, evidencia a gestora municipal.

A brinquedoteca foi idealizada há quatro anos pela blogueira e fotógrafa Amannda Oliveira e pelo ex-diretor do Cecora Paulo Sérgio Diniz que apresentaram à proposta a prefeita Madalena Britto que logo se encantou com o projeto. 

Esse espaço tem a missão de reescrever a história das crianças e quebrar um ciclo de gerações de trabalho infantil. As crianças da brinquedoteca terão o direito de brincar, de ser crianças, com atividades sócio educativas, acompanhamento pedagógico e social, além de refeições.

A brinquedoteca funcionará de terça a sábado, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h, a Brinquedoteca Passos para o Futuro terá capacidade para atender a 40 crianças, na faixa etária dos 04 aos 12 anos. O projeto foi orçado em pouco mais de 138 mil reais.

“Eu nasci no Cecora. Cheguei aqui ainda na barriga da minha mãe. E hoje a minha filha Laura que tem 06 anos, repete a minha história, crescendo por aqui. Estamos ansiosas pela inauguração da brinquedoteca. Todos os dias vamos lá ver a obra. A minha filha está sonhando com o espaço e terá algo que eu não tive: um espaço para brincar e aprender dentro da feira” afirmou a comerciante Ana Paula.

Comentário da blogueira e história da brinquedoteca

Há quatro anos esta que vos fala há 12 anos, fotografava o Centro Comercial de Arcoverde- Cecora e via muitas crianças nos bancos da feira. Algumas assistiam televisão, outras dormiam nos colchões e algumas com seus 06 ou 07 anos começavam a trabalhar ajudando a arrumar os produtos. Comecei a perguntar aos pais por que não as deixavam em casa com alguém da família. E a resposta era uma só: por medo. Medo de que algo acontecesse com elas. Eu entrei na sala do então diretor do Cecora, Paulo Sérgio Diniz e o convidei a ir comigo conhecer algumas histórias que se repetiam por gerações. Quanto mais andávamos escutando as histórias, mais incomodados ficávamos. Então me veio a ideia de uma brinquedoteca. Na mesma hora Paulo começou a buscar um espaço adequado e sugeriu o nome do espaço " Passos para o Futuro". Um lugar que teria a missão de quebrar histórias que se repetiam por anos e anos. 
A Prefeita Madalena quando soube do projeto comprou a ideia e abraçou a causa conosco, assim como o Secretário de Projetos Especiais Aildo Beserra. Depois disso, as secretarias de assistência social e educação se juntaram a causa e na próxima quarta-feira (11), esse sonho tão sonhado por nós e pelos pais das 40 crianças que serão beneficiadas com o projeto vai ser inaugurado. 

Amannda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário