Advertisement

Facebook

Secretaria de Saúde informa procedimentos funerários recomendados pelo Ministério Público


De acordo com a Recomendação da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Arcoverde do Ministério Público de Pernambuco Nº. 006/2020, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde informa procedimentos para responsáveis do segmento funerário e para a população do município no contexto da pandemia do Covid-19.
“Não queríamos ter que divulgar informações como essas. É um momento desafiador, em que estamos dando nosso melhor. É preciso que as pessoas entendam a gravidade do momento e cumpram as normas.” explica o diretor da Vigilância em Saúde, Isaac Salles.
A indicação é que somente familiares devem comparecer as cerimônias funerárias, todas elas, não somente aquelas cujo óbito tenha alguma relação com o COVID-19.

O sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos com, no máximo, dez (10) pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas.
Os velórios devem acontecer de maneira rápida e a urna funerária não deve ser aberta independente da causa mortis. Assim como, se a pessoa falecida for um caso confirmado do Coronavírus, deve ser sepultada imediatamente, sem a realização de cerimônias de despedidas.
Além disso, é que seja evitada a permanência de pessoas que pertençam ao grupo de risco, ou seja, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos.
Entre outras recomendações para as funerárias, é preciso efetuar o sepultamento imediato do local do falecimento (unidade de saúde ou residência) para o cemitério.
Todas as diretrizes serão observadas durante os períodos com indicação de isolamento social ou quarentena. A Secretaria de Saúde enviou a todas empresas funerárias de Arcoverde o documento completo com as recomendações, para mais detalhes acesse: http://www.arcoverde.pe.gov.br/pag/recomendacao.
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...