segunda-feira, 13 de abril de 2020

MPB de luto. Morre o cantor Moraes Moreira

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na manhã desta segunda-feira (13) aos 72 anos de idade, no Rio de Janeiro. Segundo informações iniciais ele morreu dormindo e a causa da morte ainda é desconhecida.

Ele ficou nos Novos Baianos de 1969 até 1975 e é um dos responsáveis pela maioria das composições do grupo, incluindo o icônico Acabou Chorare, de 1972. Na carreira solo, Moreira lançou mais de 20 discos.

Nascido Antônio Carlos Moreira Pires na cidade de Ituaçu, na Bahia, ele começou a carreira na música ainda na adolescência, quando aprendeu a tocar violão e sanfona. Aos 19 anos, mudou-se para Salvador para cursar medicina, mas acabou indo estudar música no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia.

O grupo já tinha também a participação de Baby do Brasil (Baby Consuelo, na época) na voz e o guitarrista Pepeu Gomes quando foi participar do popular Festival da Música Popular Brasileira na TV em 1969, com a música “De Vera”, de Moreira e Galvão.

No ano seguinte, o grupo lançou seu disco de estreia, “Ferro na boneca”. Mas foi em 1972 que eles lançaram o álbum, “Acabou chorare”, que consagrou os Novos Baianos. O trabalho juntava samba, rock, bossa nova, frevo, choro e baião.

Ele ficou no grupo de 1969 até 1975, quando saiu em carreira solo. Em 1976, ele se tornou o primeiro cantor de trio elétrico, ao subir no trio de Dodô e Osmar, e cantou a música “Pombo correio”, sucesso na época.

Já em 1997, ele reuniu o grupo Novos Baianos para lançar o disco ao vivo Infinito Circular, com canções dos discos anteriores e algumas inéditas. Em 2007, Moraes Moreira publicou o livro A História dos Novos Baianos e Outros Versos, escrito em linguagem de cordel, conta a história dos Novos Baianos.

Nos últimos anos, Moraes Moreira se envolveu em shows de reunião dos Novos Baianos e também de trabalhos solo. No total, ele lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

Informações: G1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário