Advertisement

Facebook

Programação diversificada marca as comemorações dos 209 anos de Garanhuns

Foto: Camila Queiroz

O Dia de Garanhuns foi celebrado neste domingo (08), por meio de uma programação diversificada promovida pela Prefeitura de Garanhuns, em parceria com CDL, Câmara de Vereadores e o Instituto Histórico de Garanhuns. As atividades são alusivas aos 209 anos do município, que serão completados na próxima terça-feira (10). A comemoração foi realizada ao longo de todo dia de hoje, e contou com uma solenidade de hasteamento dos pavilhões oficiais, prova esportiva, atrações musicais e homenagens religiosas.

Pela manhã, em frente ao Parque Euclides Dourado, o vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo; o major Rodolfo, representando o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e o tenente-coronel Flademir, representando o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BIMtz);  realizaram o hasteamento dos pavilhões municipal estadual e nacional, respectivamente. A solenidade teve a participação da Banda de Música do 71° BIMtz. “Neste dia duplamente especial celebramos o Dia Internacional da Mulher, e iniciamos nossas celebrações oficiais da Data Magna de Garanhuns; quando serão completados 209 anos de criação do município de Garanhuns”, pontuou o vice-prefeito.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel da Silva; e os vereadores Audálio Ramos, Zaqueu Lins, Andréa Nunes, Luzia da Saúde e Carla Patrícia. Em seguida, as comemorações aconteceram na área interna do parque, quando as autoridades realizaram o corte do bolo alusivo ao aniversário da cidade, produzido com o apoio da CDL Garanhuns e a Fábrica de Bolos Tia Nanda. A Orquestra Municipal Manoel Rabelo também fez uma apresentação animando a ocasião.

Mais de mil corredores participaram da terceira edição da Corrida do Dia de Garanhuns, que também teve sua concentração e largada na avenida Júlio Brasileiro, em frente ao Parque Euclides Dourado. O percurso passou por diversas ruas da cidade, em provas de 5 e 10km, nas categorias masculino e feminino. Ao fim da corrida os corredores participaram ainda de um aulão de dança, ministrado pelo instrutor Pabinho.

A terceira edição da corrida foi promovida pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), das secretarias de Turismo; Cultura; Comunicação Social e Saúde; além do apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) e das empresas Pollos Fardamentos; Happy Day e ML Comunicação Visual.

No período da tarde, o Parque Euclides Dourado, recebeu uma programação de forró, que reuniu diversos artistas locais no projeto Roda de Sanfona, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O local também recebeu, durante o fim de semana, a Feira do Parque, que contou com vendas e exposições de artesanato, plantas e gastronomia.

A programação contou ainda com homenagens religiosas. Na Igreja Presbiteriana Central, um culto de agradecimento foi realizado. A Catedral de Santo Antônio sediou uma Missa de Ação de Graças. Ambas foram prestigiadas pelo vice-prefeito Haroldo, e sua esposa Joselita Barbosa, além de outras autoridades do município.

Programação continua —  O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, vai representar o município nesta segunda-feira (09), durante uma Sessão Solene em homenagem aos 209 anos do Município de Garanhuns, proposta pelo deputado federal Fernando Rodolfo, às 09h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Às 6h da manhã, da terça-feira (10), uma queima de fogos será realizada em comemoração ao Dia de Garanhuns. Ainda na terça, a partir das 18h, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns irá realizar uma Sessão Magna em homenagem ao Dia de Garanhuns, realizada na Biblioteca Luiz Brasil, situada no Parque Euclides Dourado. O evento contará com a presença do professor José Eduardo da Silva, que irá ministrar a palestra ‘Entre o Fiar do Tempo e o Descortinar do Espaço: Uma História Social do Município de Garanhuns – 1811’. Logo após a palestra, será apresentada a mostra “Passeios Pelos Pontos Turísticos de Garanhuns”, apresentada pela professora Edilene Soares. 

A história de Garanhuns também foi levada para as crianças e adolescentes da Rede Municipal. A Secretaria de Educação, em parceria com o  IHGCG, promoveu a primeira edição do Concurso de Produções Escritas: “O dia de Garanhuns: 10 de março”; dividida nas categorias de poema, redação dissertativa e cordel, com alunos dos quintos e nonos anos, além de estudantes da quarta fase da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um kit de livros, certificados e medalhas na terça-feira (10).

A Câmara Municipal de Garanhuns irá realizar uma Sessão Solene do Dia de Garanhuns, com a participação do historiador Eduardo Silva. O momento será realizado a partir das 10h da quarta-feira (11). No domingo (15), o IHGCG, em parceria com o Jeep Clube Garanhuns, realiza a Trilha Histórica Dia de Garanhuns, a partir das 7h. A concentração será feita no Marco Zero de Garanhuns, o Espaço Luís Jardim.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...