Advertisement

Facebook

Instituto Histórico, Geográfico e Cultural promove atividades em alusão aos 209 anos de Garanhuns

Foto: Ayane Melo

O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG) promoveu, na noite de ontem (10), uma sessão magna em homenagem aos 209 anos da cidade. O momento foi realizado na Biblioteca Luiz Brasil, localizada no Parque Euclides Dourado, e contou com a presença de estudiosos e admiradores do município. A secretária de Educação, Eliane Vilar, esteve presente no evento, junto ao vereador Audálio Ramos Filho, da presidente do IHGCG, Ivonete Batista, e de representantes da entidade, professores e estudantes de Garanhuns. A secretária da Mulher, Walkíria Alves, também participou do momento.

Foto: Ayane Melo
A Sessão Magna contou com a palestra do professor e mestre em História, José Eduardo da Silva, que trouxe o tema ‘Entre o Fiar do Tempo e o Descortinar do Espaço: Uma História Social do Município de Garanhuns – 1811’. A mostra “Passeios Pelos Pontos Turísticos de Garanhuns”, apresentada pela professora Edilene Soares em forma de cordel e painéis, também fez parte da noite de comemorações.

A presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, Ivonete Batista Xavier, ressaltou a importância de promover eventos histórico-culturais. “O Instituto é guardião da história de Garanhuns e nós temos a responsabilidade de resgatar a memória do município. É extremamente necessário que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer os acontecimentos da cidade desde a sua criação”, comentou a professora. 

Os alunos vencedores do I Concurso de Produções Escritas: “O dia de Garanhuns: 10 de março”, foram premiados com kit de livros, certificados e medalhas. O concurso, promovido pelo IHCGC, em parceria com a Secretaria de Educação, foi dividido nas categorias de poema, redação dissertativa e cordel, com alunos dos quintos e nonos anos, além de estudantes da quarta fase da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Confira a lista de vencedores: 
POEMA
1º LUGAR
Estudante: José Eduardo Nunes Santiago
Escola: Professor Petrônio Fernandes da Silva 
Professora: Marta Lúcia Pessoa A. Oliveira

2º LUGAR
Estudante: Anelayne Victória Araújo Cruz
Escola: Municipal Instituto Presbiteriano de Heliópolis 
Professora: Elaine Paula Prudencio Ferreira
3º LUGAR
Estudante: Amara Vitória Soares de Araújo
Escola: Salomão Rodrigues Vilela
Professor: Valter Augusto Barros
REDAÇÃO DISSERTATIVA
1º LUGAR
Estudante: Julia Iasmin Vieira Dos Santos
Escola: Professor Mário Matos
Professora: Paulo Roberto de Almeida Santos
2º LUGAR
Estudante: Djalma Ramos Machado
Escola: Municipal Jaime Luna 
Professoras: Fabiana/Danielle
3º LUGAR
ESTUDANTE: Felipe Costa Bezerra
ESCOLA: Professor Antônio Gonçalves Dias 
PROFESSORA: Diana Tenório de Vasconcelos
Secretaria de Comunicação Social 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...