Advertisement

Facebook

15° Encontro Pedagógico de Arcoverde reuniu gestores e educadores municipais na Aesa-Cesa

A Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde promoveu, na manhã desta segunda-feira, 03 de fevereiro, o início das atividades que constituem o 15° Encontro Pedagógico do município. O evento, que neste ano teve como tema ‘O Currículo na Prática Escolar’, aconteceu no Espaço Cultural da Aesa-Cesa, reunindo gestores escolares, professores e educadores de apoio, que constituem a rede municipal de ensino.   
O público participante contou com uma animada apresentação do Grupo Viver Mais, da Fundação Terra, que em parceria com o Projeto Músicos do Futuro, regido pelo maestro Ronaldo Bezerra de  Carvalho, interpretou frevos de bloco e de rua, fazendo alusão ao ciclo carnavalesco de Pernambuco.   Em seguida, também aconteceu a apresentação de estudantes que constituem o Coral de Língua de Sinais da Escola Freire Filho, do bairro do São Geraldo, cujo trabalho possui coordenação da professora Silvia e da gestora escolar Lucitelma Soares Leite.
Compondo a mesa de abertura, após a execução dos hinos municipal, estadual e nacional, além de apresentações artísticas de alunos, estiveram presentes a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto; a secretária municipal de Educação e Esportes, Zulmira Cavalcanti; Rejane Verçosa, representando todos os gestores escolares do município; o presidente do Sindicato de Servidores Municipais de Arcoverde – Sintema, Damião Lucena; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Norma Jeane; o presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa, Roberto Salomão Coelho, além das palestrantes do primeiro dia do evento: a professora Sônia Lima, representante da FTD Editora; e a psicóloga-clínica Jéssica Lima.
Em seu discurso, Zulmira Cavalcanti fez as saudações iniciais, ressaltando que em 2020 a Secretaria de Educação e Esportes de Arcoverde vislumbra sucesso no planejamento das ações. “Tivemos um ano de 2019 repleto de muitos desafios, mas também de muito sucesso, porque acreditamos e porque temos uma gestão que acredita na força e no poder de transformação da educação. Não só pelas palavras, mas a única forma que conhecemos, que transforma e que educa”, frisou a secretária municipal, elencando algumas das atividades colocadas em prática de forma exitosa e com resultados alcançados.
Já a prefeita Madalena Britto destacou para os gestores e educadores presentes, o fundamental trabalho de todos que fazem a atual educação municipal de Arcoverde. “Vocês não imaginam a importância que vocês têm na nossa gestão e no nosso município. São vocês que elevam a nossa educação e são responsáveis por nossas crianças. Aquelas crianças que os pais entregam e acreditam em todos vocês, porque sabem que seus filhos estão bem cuidados e que vocês estão no papel do educador”, afirmou a gestora municipal, agradecendo ao comprometimento de um trabalho realizado com responsabilidade, que está sendo feito e que, apesar das dificuldades atravessadas, cada profissional sabe do seu papel dentro da sala de aula.
Madalena Britto também abordou o piso salarial. “Vocês sabem que este ano o piso foi um valor bem merecido. O percentual, para vista dos outros anos, foi um percentual diferenciado e nós sabemos que foi uma conquista dos professores”, afirmou. “E eu quero sinalizar que esse mês de fevereiro nós estaremos negociando o piso salarial de todos os professores. Já tinha sinalizado para o presidente do sindicato, que nós vamos sentar e será retroativo ao mês de janeiro. Vocês não perderão nada”, adiantou a prefeita.
A programação do 15° Encontro Pedagógico continuou com a palestra ‘Currículo na prática: um olhar para a sala de aula’, proferida pela professora Sônia Lima, representante também da FTD Editora, explanando sobre a 1ª Base Nacional Comum Curricular – BNCC, além de exemplos pessoais obtidos no cotidiano e na experiência de sala de aula.
Encerrando a programação, a psicóloga-clínica Jéssica Lima, que é pós-graduanda em Avaliação Psicológica, Atendimento Clínico Domiciliar e Online, Avaliação e Acompanhamento Psicológico Pós-Cirurgia Bariátrica, Desenvolvimento Pessoal, Orientação Vocacional, Planejamento de Carreira e Aposentadoria, além de atuar na área de palestras institucionais.
Com o tema ‘Recomece’, Jéssica Lima explanou especialmente para os educadores, o passo-a-passo para motivação na vida profissional, envolvendo o fato de acreditar na profissão, os objetivos pessoais, as metas na carreira, entre outros pontos fundamentais para o cotidiano.
Nesta terça-feira, 04 de fevereiro, acontece o Planejamento do Ano Letivo de 2020 para cada escola municipal, que recebe a partir da próxima quarta-feira (05), o período de volta às aulas.
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...