Advertisement

Facebook

Governo de Pernambuco promove campanha de respeito à população transexual e ao nome social

A primeira ação da campanha acontece nesta quarta (29), data que marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans, percorrendo as unidades da Agência do Trabalho da Região Metropolitana do Recife (RMR)



Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, lembrado nesta quarta-feira (29), o Governo de Pernambuco inicia a campanha Do Seu Jeito, que vai percorrer instituições públicas e privadas, além de espaços de lazer e turismo, conscientizando a população sobre o respeito a identidade de gênero e a cidadania das pessoas transexuais, além de reafirmar o direito ao nome social. A ação, que vai se estender por todo o ano, começa as atividades visitando as 29 Agências do Trabalho de Pernambuco, numa parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação. Para o primeiro dia, as equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) vão até as unidades localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR). A atividade começa às 6h30, na unidade da Boa Vista. 

A ação, que segue até o meio dia, vai orientar os servidores das unidades e adesivar em murais e nos banheiros etiquetas pontuando informações sobre a importância do respeito à população trans e sobre o direito ao nome social.

De acordo com o secretário estadual da SDSCJ, Sileno Guedes, a ação vai gerar reflexão sobre a importância de dar visibilidade e reconhecer as pessoas transexuais enquanto cidadãs. “A campanha tem como foco conscientizar a sociedade, mas nosso objetivo principal é ressaltar a importância de todas as instituições, seja ela pública ou privada, investirem na inserção educacional, formação profissional e promoção da cidadania das pessoas trans, um público que muitas vezes é posto em situação de vulnerabilidade social pela discriminação familiar e social”, destaca o gestor. 

A secretaria executiva de Segmentos Sociais, da SDSCJ, Laura Gomes, explica que a campanha iniciará nas Agências do Trabalho justamente para que haja a compreensão de que é preciso discutir e solucionar a falta de diversidade no mercado de trabalho. “É necessário que haja urgentemente uma reparação dos déficits educacionais e uma maior inserção profissional da comunidade LGBT como todo. As equipes de trabalho ainda são pouco diversas e precisamos esclarecer a importância social que é investir na pluralidade, e por isso iniciamos a campanha nas Agências do Trabalho, para reiterar a importância de dar oportunidade e incluir essas pessoas no universo corporativo”, afirma. 

Contratada no ano passado como primeira travesti da Rede Boticário em Pernambuco, Dandhara Lúcia de Souza, 26 anos, fala sobre a importância de ser chamada pelo nome social, de ser reconhecida profissionalmente. “Estou completamente realizada, conquistei tudo por meu mérito porque fui atrás. Estou numa empresa multinacional e é muito bom ser reconhecida como a Dandhara, é uma honra. Eu lutei muito para conseguir. Numa desisti de nada, numa desanimei diante do preconceito que a gente vive na sociedade, diante dos ‘nãos’ que a gente enfrenta quando vai procurar emprego. Não é um ‘não’ comum (que uma trans recebe). É aquele “não” com um olhar estranho, o “não” na forma de receber você mal só por você ser quem você é”, destacou, emocionada. Dandhara participou do programa Fortalece a Igualdade no ano passado. Ela estava desempregada no início de 2019, antes de passar pelo curso de qualificação oferecido pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

SERVIÇO
Campanha DO SEU JEITO - Ação de conscientização sobre o direito da pessoa transexual
Dia: Quarta-feira, dia 29 de janeiro
Horário: 6h30 às 12h
Início: Agência do Trabalho da Boa Vista - Rua da Aurora, 425 Boa Vista, Recife

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...