segunda-feira, 4 de novembro de 2019

DJ Dolores lança primeiro clipe do novo álbum


Um dos mais inventivos produtores do Brasil, o DJ Dolores acaba de lançar novo álbum. "Recife 19" já está disponível nos principais aplicativos de música e também em CD e vinil pelo selo Sterns Music. O primeiro clipe do trabalho é de "Rua", faixa que conta com as participações especiais de Erica Natuza e Jr Black

O vídeo foi gravado em São Paulo com direção de Mary Gatis e Barbara Cunha, que conta um pouco sobre a experiência: "Quando recebi o convite para co-dirigir, aceitei sem pestanejar. Logo entendi que o roteiro já havia sido escrito e que as artistas Inaê Silva e Camila Valones já estavam convidadas e criando. Precisava somar na direção de cena e desvendar um caminho para a fotografia. Chamei, então, o poeta das imagens Renato Stockler para traduzir aquilo tudo em luz e movimento. Imediatamente e coletivamente, entendemos que nosso desejo era de subverter a linguagem do videoclipe em um projeto que se direcionava muito mais para um curta-metragem de vídeo-dança". 

"Percebemos que, apesar do tempo da música ser mais pulsante, da melodia ter um ritmo próprio, o projeto dialogava com este tempo político e presente no qual estamos hoje, todas e todos, imersas e imersos. Um tempo dilatado, quiçá em suspensão, onde a resistência se faz urgente e as palavras precisam ser digeridas; um tempo onde as minorias não aceitarão nenhum retrocesso sem lutar. Assim, apresentamos um filme curto, onde a dança é a força motriz e o fio condutor para que a música ressone; que ela seja nosso grito, em busca da liberdade que desejamos" - finaliza.

Codinome de Helder Aragão, DJ Dolores é um dos nomes seminais do movimento manguebeat do Recife. Como designer, criou alguns dos ícones visuais da cena, além de assinar capas de discos e videoclipes para bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre SA e Mestre Ambrósio, entre outros. Em 1999, faz seus primeiros shows como DJ Dolores, iniciando uma trajetória improvável entre o experimentalismo da música eletrônica e matizes da cultura nordestina. De lá até aqui produziu álbuns e trilhas sonoras, incluindo " Narradores de Javé", "O Som ao Redor" (Kleber Mendonça) e "Tatuagem" (Hilton Lacerda), entre outros.

Recém chegado de uma turnê na Europa, DJ Dolores se apresentará na próxima sexta, 8 de novembro, no Festival Arte na Usina, em Recife.  

Confira o clipe:




Marcus Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário