Advertisement

Facebook

21ª edição do FestCine abre inscrições para a cena audiovisual pernambucana

Realizadores podem se inscrever até o dia 31 de outubro, pelo Mapa Cultural de Pernambuco. Valor total da premiação é de R$ 58,5 mil

Foto: Jan Ribeiro

Com o objetivo de incentivar a produção, a criatividade e a difusão da produção audiovisual pernambucana, além de apresentar as diversas realizações de curtas-metragens oriundas da produção independente do estado, a 21ª edição do Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine) abre seu processo seletivo. As inscrições poderão ser feitas de 30 de setembro a 31 de outubro, pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. O festival é uma realização conjunta entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, e acontece de 9 a 14 de dezembro, no Cinema São Luiz, no Recife.

“O FestCine é um grande encontro da cadeia do cinema e da produção audiovisual pernambucana, principalmente os que estão iniciando sua carreira. O FestCine chega à sua vigésima primeira edição ressalta a força da produção local”, comemora Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura (Secult-PE).

“Ao longo de sua história, o FestCine representou uma das poucas iniciativas na difusão dos produtos culturais audiovisuais produzidos no estado e foi uma janela de exibição de filmes de cineastas, hoje reconhecidos, como Camilo Cavalcanti, Marcelo Gomes, Antônio Carrilho e Adelina Pontual”, ressalta Marcelo Canuto, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“Especialmente num momento como o que vivemos agora, em que o cinema pernambucano é festejado no mundo inteiro, conquistando público, crítica especializada e prêmios em diversos países, o FestCine confirma sua importância. É preciso e urgente investirmos na formação de novas gerações para o audiovisual do Recife e de Pernambuco”, celebra o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

Os selecionados concorrem a um total de R$ 58,5 mil em premiações, divididas na Mostra Competitiva Geral e na Mostra Competitiva de Formação. Será concedido ainda o Troféu Fernando Spencer para os filmes concorrentes na Mostra Competitiva Geral em diversas categorias. O resultado dos curtas escolhidos será divulgado no dia 10 de novembro. Dúvidas sobre este edital deverão ser tiradas pelo e-mail festcinepe@gmail.com.

O FestCine é realizado por meio da Secult-PE, Fundarpe, Secretaria de Cultura do Recife e FCCR. No ano passado, 209 filmes de várias regiões do estado foram inscritos.

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...