Advertisement

Facebook

Universo infantil e liberdade de escolha presentes na arte de Simone Mendes que ilustra os 10 anos do Animage

O Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontecerá de 11 a 20 de 
outubro no Recife


A cada edição, o Animage convida um artista plástico para realizar a ilustração que conduzirá toda a identidade visual do evento. A artista pernambucana Simone Mentes é a convidada deste ano em que o festival completa 10 anos de existência.
Nascida em Ouricuri, no sertão de Pernambuco, Simone vive no Recife há mais de 10 anos. A artista é conhecida pelo seu traço fino, delicado e onírico, como uma desenhista de sentimentos. Ilustrou revistas e livros de gênero infantil. Sempre influenciada pela natureza, seus trabalhos têm muitas cores. Como ilustradora já atuou para editoras, publicações independentes e de maneira autoral com trabalhos publicado pela Editora Abril, Editora Positivo, Moncho Ediciones (Argentina), Moebius editora (Argentina), Editora Globo, Editora Zupi, entre outras.
 

Simone conta que as primeiras ideias para representar os 10 anos do Animage não começaram diretamente com cinema, mas com a sobre a ocupação do espaço público e os diversos tipos de personagens que o frequentam. "Os croquis me levaram a pensar nos jardins de Burle Marx e então em percursos, no que é ou não espaço. Para mim tudo dialoga diretamente com cinema e foi então que pensei nos labirintos. Desde o início, quis propor algo que contemplasse a diversidade de pessoas que frequentam o festival. Pensei muito nas crianças e também na importância de manter iluminado um ponto na nossa vida que se comunica com a liberdade e a elaboração fantástica do universo infantil. O labirinto passou a ser a proposta que melhor poderia corresponder a essas ideia", diz a artista, que fez a ilustração exclusivamente em aquarela, que é a principal técnica que utiliza em seus trabalhos.
"A escolha de personagens que não necessariamente são do universo de animação também não foi arbitrária. Quis trazer um pouco do frisson de uma fila de cinema que dá a volta no quarteirão de uma cidade viva, efervescente e nisso a conexão com a ideia de ocupação do espaço público se manteve potente. Depois, dentro do labirinto, que seria a planta baixa do cinema, seria possível viver a experiência de cinema em si. O percurso por vários caminhos possíveis, além de mais de uma saída onde cada pessoa pode escolher um desfecho diferente e vivenciar com seu repertório particular a experiência incrível que o cinema pode proporcionar", completa Simone.
A programação do Animage é bem diversificada, tem como fio condutor a Mostra Competitiva de curtas metragens, incluindo também Mostras e Sessões Especiais de curtas e longas, Oficinas de técnicas de animação e Masterclass. O festival conta também com a presença de destacados profissionais da área de animação, nacionais e internacionais. O Animage já levou Mostras Especiais para outras cidades como Camaragibe, Arcoverde e Triunfo, marcou presença em Portugal levando Mostra Pernambucana para a Monstra - Festival Internacional de Animação de Lisboa (um dos mais tradicionais da Europa) e em 2018, exibiu também em São Paulo, com exclusividade, a cópia restaurada do icônico filme Yellow Submarine, dos Beatles.
A décima edição do Animage será realizado de 11 a 20 de outubro.
Mostra Competitiva 2019
Este ano o festival recebeu mais de 800 inscrições para a Mostra Competitiva, dos quais foram selecionados 78 curtas-metragens de 30 países, com técnicas de animação variadas. Acesse aqui a lista dos filmes.
Chegamos nos dez anos de festival como um dos maiores festivais de animação do país. O número de inscrições, oriundas de todo o mundo, comprova que o Animage já faz parte do circuito dos grandes festivais de animação”, observa Antonio Gutierrez, o idealizador do Animage. 
A Mostra Competitiva 2019 do ANIMAGE reúne produções recentes e premia os melhores filmes nas categorias Melhor Curta-Metragem - Grande Prêmio Animage, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Prêmio do Público. A premiação inclui também melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som. A escolha dos vencedores é feita anualmente por júri especializado, sendo que o público também participa em uma das categorias.
"A seleção de curtas reafirma que o Animage tem um estilo próprio de programação, muito original, com foco na criatividade, liberdade, expressividade autoral e na experimentação técnica", comenta Júlio Cavani, curador do festival. O ANIMAGE é realizado pela Rec-Beat Produções.

Serviço:
Animage – 10º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Data: 11 a 20 de outubro de 2019
Mais informações serão divulgadas em breve


Tati Pugliesi

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...