Advertisement

Facebook

“Trilogia do Feminicídio” no Teatro Hermilo Borba Filho

Imagens: Rogério Alves
O projeto “Trilogia do Feminicídio”, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, apresenta o universo de três mulheres e suas histórias: “Aparecida”, “Triz” e “Coisas que acontecem no quintal”. Baseados em histórias reais, esses espetáculos, estão em cartaz no Teatro Hermilo Borba Filho, e possuem direção executiva e artística de Eric Valença e foram formulados a partir de pesquisas com vítimas de violência doméstica, delegadas e profissionais em centros de acolhimento. No elenco estão as atrizes Gheuza Senna, Nínive Caldas, Laís Vieira e Tati Azevedo.
Todos os espetáculos serão apresentados no mesmo dia, em horários seguidos e com bilheteria diferenciada com valor promocional de R$10,00, acrescido da doação de um item de higiene pessoal. Toda a renda será revertida para compra de objetos de uso e asseio para serem doados a mulheres encarceradas e crianças nascidas no sistema penitenciário do estado de Pernambuco.
O foco principal destas apresentações cênicas é o drama do feminicídio, onde cada fragmento mostra personagens que vivenciam a violência no cotidiano independentemente de sua condição social, status e história de vida. São relatos de mulheres que foram subjugadas, violadas, assediadas, exploradas, torturadas e perseguidas fisicamente, psicologicamente e moralmente.
Para Eric Valença, além da denúncia, um dos objetivos da “Trilogia do Feminicídio” é o de fortalecer a rede que cuida das mulheres que estão sendo ressocializadas. “Acreditamos que temos o dever de humanizar esse contexto e acreditamos que será através da arte em forma de teatro que vamos alcançar um maior número de pessoas”, explica.
Sinopse dos espetáculos
APARECIDA, interpretada por Gheuza Senna, é o passional que não existe, é a morte em cores apresentada ao público. O desenvolvimento da personagem de Gheuza se deu em pesquisas realizadas no Centro de Referência Clarice Lispector, na Delegacia da Mulher através de boletins de ocorrências e no IML. “Aparecida é também uma referência a Nossa Senhora de Aparecida e gira em torno da força da mulher negra, ao mesmo tempo que questiona a posição da mulher com relação a esse poder que ela tem dentro da sua profissão. Ela faz uma análise entre ser mulher e ser negra dentro do universo da polícia e da investigação dos crimes de feminicídio”, conta Gheuza.
TRIZ, interpretada por Nínive Caldas e Laís Vieira, é onde vemos o círculo vicioso e o abuso introduzido na vida de forma involuntária. A pesquisa dos papéis das duas atrizes foram aprofundada através de conversas com psicólogas, assistentes sociais e advogadas junto ao Centro de Referência Clarice Lispector e a Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES. “A peça TRIZ fala não só da violência física mais também da violência psicológica, da pergunta que não tem resposta: O por quê da pessoa se submeter a essa situação?”, conta Nínive.
COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL, interpretada por Tati Azevedo, mostra o que está em todo lugar, com a triste constatação de uma verdade revelada. Para a criação desses personagens, Tati realizou uma pesquisa no Centro de Referência Clarice Lispector, na Igreja Universal do Reino de Deus e na Delegacia da Mulher. A peça traz três personagens: uma mulher trans, a Pastora Adélia e Mainha, uma parteira e rezadeira. “A peça é aquilo que nunca queremos encontrar ou o que temos e não queremos revelar. É a violência domesticada na alma da mulher desde seu nascimento. É uma herança com o manto da obrigação, da subserviência, de não ter vontade própria, de estar à margem da pobreza e da ignorância” revela Tati.
Serviço
TRILOGIA DO FEMINICÍDIO
“Aparecida” / “Triz” / “Coisas que Acontecem no Quintal”
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Preço: R$ 10,00 (Promocional) + 1 item de higiene pessoal a ser doado
Mais informações: (81) 9 9989-7050

Quinta-feira (5/9)

18h30 TRIZ
19h40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL
21h APARECIDA

Quarta-feira (11/9)
18h30 APARECIDA
19h40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL
21h TRIZ

Quinta-feira (12/9)
18h30 TRIZ
19h40 COISAS QUE ACONTECEM NO QUINTAL
21h APARECIDA

Informações: Secult/Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...